Startup Hub para abrir um novo caminho entre Portugal e a Índia

O primeiro-ministro português, António Costa e o seu homólogo, indiano Narendra Modi, lançaram no sábado o ‘Índia-Portugal Startup Hub’, uma plataforma desenvolvida para fortalecer e promover a ligação entre os sistemas de inicialização dos dois países. ‘A área da inovação é um espaço interessante para a cooperação. É um ótimo meio para gerar valor e riqueza para a sociedade’, disse Modi.

O chefe de Governo indiano realizou uma paragem em Lisboa, a caminho dos Estados Unidos da América. Durante a breve visita, os dois governantes assinaram acordos em setores como ciência e tecnologia, espaço, educação superior e cultura.

A visita do primeiro-ministro indiano foi assinalada também pelo lançamento de um portal na internet para aprofundar a parceria entre as startups portuguesas e indianas. A Índia tem o terceiro maior número de startups no mundo e Portugal está a transformar-se num centro de inovação tecnológica na Europa.

‘Os dois grandes pilares nesta nossa cooperação conjunta para o século XXI assentam na área da ciência e da cooperação entre as nossas empresas’, afirmou António Costa, sublinhando que dos 11 acordos assinados entre os dois países sete referem-se à cooperação científica, envolvendo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Universidade do Minho, o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga e um conjunto de instituições científicas indianas.

António Costa apontou também o acordo de criação do ‘Índia-Portugal Startup Hub’ como um potencial enorme para a cooperação entre as empresas portuguesas e indianas, sublinhando que ambos os países colocam a inovação na base das suas economias.

A parceria foi lançada durante a visita de António Costa à Índia, em janeiro, e vai agora ser operacionalizada através do portal, que ligará as startups de Índia e Portugal entre si e a aceleradoras, incubadoras ou fundos de investimento e parceiros internacionais.

nome

Índia-Portugal Startup Hub

O QUE ÉnO ‘Índia-Portugal Startup Hub’ é uma plataforma desenvolvida pela Startup India e Startup Portugal para todos os interessados no ecossistema de inicialização, incluindo startups, investidores, mentores, incubadoras, aceleradores, aspirantes a empresários, prestadores de serviços e órgãos governamentais.

Destina-se a fortalecer e promover a conexão entre os ecossistemas de inicialização indiano e português, potenciando as fortes complementaridades entre a Índia e Portugal no setor de start-up. Portugal tem uma das maiores taxas de criação de empresas na Europa e emergiu como um dos ecossistemas europeus mais vibrantes para o empreendedorismo. Por seu turno, a Índia é o segundo país do mundo com mais startups, e tem profissionais muito qualificados nas áreas tecnológicas e digitais.

A plataforma não só proporciona uma oportunidade de conexão entre os membros dos dois ecossistemas, mas também dá acesso a recursos importantes, como informações sobre programas governamentais relevantes, acesso a programas de aprendizagem e incubação, um fórum para discutir ideias e estabelecer parcerias, ou simplesmente aprofundar o network.

OBJETIVOnO Hub pretende ser uma plataforma dinâmica e interativa que facilite a aprendizagem e o desenvolvimento das startups dos dois países, alargando a rede de contatos para o conhecimento e para o financiamento de novos projetos empresariais.

Através da plataforma será possível agregar as diferentes ofertas dos dois ecossistemas e alargar o público-alvo das startups portuguesas e indianas. Espera-se também que ajude na capacitação mútua e permita conexões entre empresas em fase de arranque, investidores e incubadoras de setores relevantes.

Outro objetivo da plataforma é estabelecer uma rede de embaixadores honorários, na Índia e em Portugal, para orientar as novas empresas de ambos os países.

NOVAS OPORTUNIDADESnA iniciativa foi lançada em 16 de janeiro de 2016 com o objetivo de estimular o crescimento económico e gerar oportunidades de emprego nos dois países. Ao criar um ecossistema comum aos dois países, as startups portuguesas terão acesso a informações que ajudem os investidores a entender o ecossistema indiano e a conhecer as oportunidades de negócio na Índia. Por outro lado, as empresas inovadoras indianas apostadas numa estratégia de internacionalização podem estabelecer-se em Portugal, como ponto de expansão para a Europa.

ACESSIBILIDADEnA plataforma agrega os principais programas governamentais e, numa fase posterior deverá incluir também os programas estaduais de apoio e incentivo promovidos pelos diversos Estados integrantes da Federação Indiana. A plataforma foi desenvolvida para trabalhar com chatbots permitindo a automatização na recolha e atualização de informações e responder a consultas.

O ‘Índia-Portugal Startup Hub’ disponibilizará informações a partir de Bangalore, Delhi e Lisboa, não só em assuntos relacionados com startups, mas também em temas correlacionados, como economia, tributação e políticas de vistos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × three =