Startups e PMEs da UE Testam Soluções de IA e Robótica na Área da Saúde

Foto de EIT Health / TEF Health

O aumento da população idosa na Europa até 2050 está a impulsionar a necessidade de soluções inovadoras na Saúde. Com o objetivo de enfrentar esses desafios, startups e PMEs em toda a Europa estão a explorar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e robótica para melhorar os cuidados de saúde.

O programa TEF (Testing and Experimentation Facility) da UE é uma iniciativa ambiciosa que visa implementar e avaliar 500 projetos-piloto inovadores em IA e robótica no setor da saúde nos próximos cinco anos.O programa, com foco em cinco áreas, incluindo saúde e cidades inteligentes, tem como objetivo agilizar a certificação e teste de soluções de IA e robótica em ambientes do mundo real.

Portugal está comprometido com esta iniciativa, prevendo-se a realização de 100 soluções piloto até 2025. As startups portuguesas têm desempenhado um papel crucial neste cenário, com algumas das mais valorizadas ativas no segmento de saúde.

As candidaturas estão abertas para startups e PMEs da UE na área da saúde com tecnologias de IA e robótica, proporcionando oportunidades para acelerar o desenvolvimento e entrada no mercado dessas soluções inovadoras.

O processo de candidatura envolve várias fases e as startups e PMEs selecionadas receberão apoio estatal sob a forma de descontos nos serviços de validação.

Em Portugal o consórcio TEF Health é liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em Portugal, e conta com a participação de várias entidades em toda a Europa, incluindo hospitais e laboratórios de pesquisa. O projeto procura criar uma rede europeia de instalações de teste e validação de soluções de IA/robótica confiáveis na área da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − 8 =