Startups Tecnológica e de Turismo criam visita virtual de Lisboa

Imagem do vídeo 360º na visita virtual criada pela Your Tours

Startups de Lisboa e Braga juntam-se para criar visita virtual a Lisboa. A iniciativa da Your Tours e da Cyango oferece uma visita inovadora de 360º a vários pontos da capital portuguesa, através de uma narração interativa a partir de um storytelling imersivo.

A operadora turística Your Tours, acelerada pela Startup Braga e especializada na conceção e execução de visitas guiadas e programas turísticos feitos à medida, juntou-se a Cyango, uma empresa da Startup Lisboa, que desenvolveu um software inovador através do qual é possível contar uma história, numa visita virtual a Lisboa.

O objetivo das duas empresas é “democratizar o acesso à tecnologia de realidade virtual e criar novas fontes de rendimento para operadores turísticos”. A parceria permite à Cyango especializar e otimizar o seu software para operadores turísticos, num setor de extrema importância para o país. Para a Your Tours, esta visita virtual é uma forma inovadora de comunicar os seus produtos e serviços, acabando por tornar-se o cartão-de-visita da empresa e um produto de marketing digital.

Do ponto de vista dos profissionais do Turismo, a plataforma da Cyango oferece um novo canal de comunicação permitindo gerar visitas virtuais acessíveis através de qualquer smartphone, computador, tablet, smart-tv ou óculos de realidade virtual ou aumentada para criar rotas 360º em imagem. Embora seja possível utilizar qualquer telemóvel, com câmara, um resultado mais profissional requer um pequeno investimento em equipamento de vídeo.

“Mais do que criar uma visita virtual, o utilizador cria uma experiência envolvente, que é realmente o que os clientes procuram e é uma grande mais-valia para os negócios do setor turístico”, explica João Rodrigues, criador da Cyango.

A visita virtual criada pela Your Tours oferece percursos turísticos a alguns pontos de Lisboa, como Praça do Comércio, Belém e Rossio. Ao longo do percurso, e através de uma história contada pelos guias, vão surgindo pontos de interesse onde os utilizadores podem clicar para saber mais ou comprar experiências e produtos, criando assim uma maior relação e intimidade com a experiência.

“Bastaram alguns curtos vídeos para ultrapassar a curva de aprendizagem do software, que tem uma interface amigável e poderosa ao mesmo tempo” diz Yorick Viche, fundador e CEO da Your Tours.

imagem demonstrando as funcionalidades da plataforma

Além dos serviços de guias turísticos, como o que é agora disponibilizado pela Your Tours, a plataforma da Cyango permite a venda de outros produtos e serviços durante as visitas virtuais tornando-se tanto um produto de marketing como um funil de vendas digital para vários tipos de negócio, desde alojamento local, hotelaria, espaços expositivos, setor imobiliário ou restauração.

A Cyango foi a vencedora, em 2020, do Tourism Solutions Now, um programa de inovação do NEST – Centro de Inovação do Turismo, organizado pela Startup Lisboa e, desde então, está a revolucionar a aplicação das visitas virtuais em vários setores.  A Your Tours opera a partir de Braga, onde foi a vencedora do Tour Operator Award da visitBraga.travel em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 − 6 =