SWitCH arranca com nova edição do programa de requalificação tecnológica

Foto de Mimi Thian em Unsplash

O Porto Tech Hub abriu uma nova edição do programa de requalificação tecnológica SWitCH. O curso tem a duração de dois anos, com estágio incluído, e é organizado em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto.

O SWitCH é um programa que requalifica profissionais para ingressarem em funções na área IT, conectando-os às empresas tecnológicas da região do Porto. A iniciativa, que está na sua sexta edição, é desenvolvida pela Porto Tech Hub em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto. O prazo para inscrições termina a 3 de julho, existindo 60 vagas que podem ser preenchidas por qualquer profissional licenciado que queira mudar de área e começar uma carreira num setor com elevado crescimento.

A componente letiva tem duração de um ano e início a 4 de outubro de 2022.O programa é lecionado em formato presencial e conta com vários módulos, que permitem a aquisição de diferentes competências e conhecimentos, essenciais para o exercício das funções no setor tecnológico. Durante o curso são aplicados processos interativos para aprendizagem de três áreas centrais, que são lecionadas simultaneamente em cada trimestre: Engenharia e programação de software; Metodologias, ferramentas e técnicas de apoio e desenvolvimento ágil de uma solução de software num contexto empresarial.

“O elevado crescimento da área tecnológica, potenciado pela crescente digitalização da economia, trouxe inúmeros desafios para as empresas do setor, nomeadamente a atual escassez de talento, com as empresas a terem grande dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado por falta de profissionais qualificados. É precisamente perante este desafio que consideramos essencial para o setor a continua aposta na formação de novos profissionais, com as competências para agarrarem as oportunidades de carreira de hoje e do futuro”, explica Joana Linhas, Vice-presidente da Porto Tech Hub.

No final do curso, todos os formandos com uma avaliação global positiva terão a oportunidade de ingressar num estágio remunerado numa das empresas tecnológicas associadas da Porto Tech Hub. Durante o programa, essas mesmas empresas partilham conhecimento e experiência com os alunos através de iniciativas como workshops, apresentações e projetos práticos.

A Porto Tech Hub (PTH) é uma associação empresarial sem fins lucrativos que visa promover e desenvolver o Porto como um centro tecnológico global de excelência. Criada em 2015, a associação promove uma variedade de iniciativas e eventos ao longo do ano, concebidos para promover a comunidade tecnológica no Porto, incluindo empresas, profissionais e grupos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen + eleven =