Swonkie – O “canivete suíço das redes sociais”

Quem trabalha várias marcas ou blogs nas redes sociais sabe que isso é um sorvedouro de tempo que infelizmente não pode dar-se ao luxo de desperdiçar. Foi a partir dessa constatação que jovens empreendedores portugueses decidiram criar uma nova ferramenta que permite, a partir de um local, gerir todas as suas redes sociais e blogues, em segundos.

O Swonkie é uma ferramenta desenvolvida por uma das mais promissoras startups Portuguesas que pretende ser a única localização para os produtores de conteúdos gerirem a sua presença online. A plataforma tem integração com o Blogger, WordPress, Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes sociais, e faz ainda a monitorização de tráfego recolhendo dados analíticos comparativos.

nPara começar a utilizar este ‘canivete suíço das redes sociais’ basta criar uma conta gratuita e ativar as redes sociais pretendidas, depois basta publicar aí os seus conteúdos e o Swonkie imediatamente os distribui pelas redes locais definidas. Pode ainda ver todos os comentários das suas publicações, quem fez ‘like’, ou responder instantaneamente em todas as suas Redes Sociais.

‘Conhece aquela sensação quando deixou de responder a um seguidor porque não visita frequentemente essa Rede Social? Aqui, num único lugar para não perde uma única reação, comentário ou novidade’ sublinha Nuno Silva, um dos sócios da startup incubada, em Famalicão.

O Swonkie começou com 50 mil euros, gerando 5 postos de trabalho. Os sonhos dos fundadores apontam para uma dimensão global, impulsionada pela presença no Web Summit e pela inovação do projeto.

A ideia que impulsiona o Swonkie, não é apenas a centralização da partilha de conteúdos, e o controlo das interações de todas as redes sociais a partir de apenas um lugar. ‘Parece útil não é? Mas ainda agora começou… é verdade que dá imenso jeito gerir as Redes Sociais, mas primeiro temos de criar conteúdo, por isso, através do Swonkie pode escrever um conteúdo otimizado’.

‘Ao clicar no botão Analisar Conteúdo, o Swonkie dá-lhe as melhores recomendações para otimizar do seu conteúdo nos motores de busca, e ajuda-o a perceber o quão poderoso é o seu título de acordo com os critérios de SEO e leitura para o Leitor’, frisa Nuno Silva. ‘Porque é que isto ajuda? Há títulos que tipicamente ajudam a ganhar mais atenção do Leitor, bem como palavras emocionais e fortes que ajudam a destacar o seu título, ou a identificar se a palavra-chave que definiu é a melhor apresentando também outras soluções’.

Mas Nuno Silva lembra que ‘não há fórmulas mágicas para atrair mais seguidores, aquilo que escreve é o que torna o seu conteúdo mais ou menos interessante. No entanto há fatores que diferenciam, como as palavras-chave que usa e se estão bem posicionadas no texto, a dificuldade de leitura do texto, ou se a imagem que selecionou está associada ao texto juntamente com as palavras-chave, o tipo de palavras que usa, etc…’ sublinha.

Ao criar o seu conteúdo, a plataforma de gestão de redes sociais disponibiliza ainda outras opções, como guardar o rascunho para publicar mais tarde, ou agendar o post, com datas diferentes para cada blog e rede social.

Entre as funções principais estão ainda as estatísticas das suas publicações, onde consegue aceder de uma forma agregada ao desempenho de cada post em todas as Redes Sociais. ‘Agora já não precisa contar quantos likes teve no Facebook, ou no Twitter ou ainda no Instagram… é só usar as estatísticas do Swonkie e tem isso instantaneamente’, conclui Nuno Silva.

Veja também a entrevista durante o Web Summit:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Internet em todo o lado
Próximo artigoAprenda a planear o sucesso
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 4 =