Taikai junta-se à EDP e Microsoft para desafiar empreendedores a criar o futuro dos sistemas de energia

Taikai foi a plataforma escolhida para o hackathon da EDP
Foto: Taikai

OTaikai será a plataforma para o hackathon online “Hack the Electron”, promovido pela EDP Distribuição com o apoio da Microsoft.  A iniciativa conta com dois desafios para o desenvolvimento de soluções para contadores inteligentes que permitam melhorar a gestão de energia de clientes residenciais. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 15 de junho. A melhor equipa de cada desafio ganhará um prémio de 4.000€.

O “Hack the Electron” Challenge conta com o apoio da Microsoft, que disponibilizará a cloud, através do Azure, para ajudar as equipas a acederem aos materiais do desafio, e do Taikai, plataforma de inovação aberta que une grandes empresas a empreendedores e startups para impulsionar a transformação digital em diversos setores.

A plataforma Taikai, baseada em tecnologia blockchain, estreou-se num hackathon em março, durante o qual recebeu a submissão de 88 projetos, que foram depois “investidos” por 1.369 membros da comunidade através da moeda virtual da plataforma, o KAI.

“O Taikai pretende ajudar as grandes empresas na sua transformação digital, ao mesmo tempo que apoia pequenos projetos e startups na validação dos seus produtos e na sua apresentação ao mercado. Este é um bom exemplo da premissa que nos levou a criar a plataforma e a ambição é continuar a crescer dentro e fora de Portugal”, afirma Mário Alves, fundador e CEO do Taikai.

No hackathon online “Hack the Electron”, a EDP irá disponibilizar aos participantes dados anonimizados dos seus clientes ou contadores inteligentes, para que estes possam criar soluções inovadoras que permitam uma melhor gestão do consumo de energia e, em simultâneo, acrescentar valor aos clientes finais.

As candidaturas estão abertas a developers, engenheiros, data scientists, estudantes e startups ligadas à energia, que terão de se inscrever individualmente na plataforma do Taikai e, depois, formar equipas de dois a cinco membros. O desafio irá abrir oficialmente a 1 de junho e os participantes têm até 25 de junho para submeterem as suas soluções. Após esta data, um conjunto de mentores EDP Inovação e Distribuição irá selecionar os 10 melhores projetos que irão apresentar a sua ideia a um júri. Os vencedores serão conhecidos a 4 de julho, no Demo Day. Os prémios totalizam 15 mil euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

6 + 20 =