Tecnologia Cloud recupera da pandemia

Imagem por 200 Degrees do Pixabay

Profundamente marcado pela pandemia, o ano de 2020 tem sofrido muitas alterações, que redefiniram o “novo normal” no crescimento no consumo da cloud, em diversos setores económicos. Um relatório da Nutanix (NASDAQ: NTNX), empresa líder em cloud híbrida, analisa as tendências de utilização da tecnologia cloud em 2020, comparando com o ano de 2019.

Se a crise pandémica veio criar também uma crise económica para muitos setores, o investimento em tecnologia de cloud cresceu, sobretudo nas empresas tecnológicas, de media e telecomunicações, assim como a necessidade pelo consumo de cloud, com um crescimento de 56% no segundo trimestre de 2020. Ainda que este aumento seja significativo, fica aquém da tendência registada em 2019, com um crescimento de 135% só no último trimestre de 2019.

Também os serviços financeiros incorreram em importantes investimentos em cloud, com os últimos anos até 2019 a serem marcados por um crescimento. No entanto, após o surgimento da COVID-19, ocorreu um período de incerteza que afetou todos os meses de 2020, tendo a pandemia sido responsável por uma queda de 10% do uso da cloud em serviços financeiros em fevereiro de 2020, embora a partir de abril deste ano se tenha registado já um crescimento na ordem dos 34%.

Quanto a outros setores específicos, foi ainda possível observar uma queda de consumo da cloud nos setores da indústria e do retalho no primeiro trimestre de 2020. Já no setor da saúde, o relatório demonstra que o consumo da cloud tem sido volátil, mas destaca a elasticidade dessa tecnologia em tempos de incerteza.

Por fim, no que diz respeito ao consumo da cloud nos serviços, a computação continua a representar o maior investimento em todos os segmentos, com cerca de 70% dos investimentos em tecnologia cloud a virem de IaaS em computação, rede e armazenamento. Outra conclusão do relatório mostra que os clientes corporativos estão a investir mais em análises e serviços emergentes, com a maior fatia desses investimentos a ser destinada ao Microsoft Azure.

“Em tempos de crise, o valor da adoção de tecnologias cloud é evidente”, afirma Tarik Erugrul, Senior Country Sales Manager da Nutanix. “Como este relatório o demonstra, seria de esperar que as incertezas constantes do ano de 2020 fossem refletidas nos investimentos na cloud, mas é muito encorajador ver o crescimento e a estabilidade em diversos setores, uma resiliência que esperamos que continue.”

O Cloud Usage Report veio ainda demonstrar que a utilização da cloud tem um impacto muito positivo na realocação de recursos que, ao deixarem de ser utilizados, permitem poupanças de custo na ordem dos 10% a 15%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

thirteen − one =