Tecnologia para melhorar a segurança ferroviária na Índia procura investidores portugueses

Foto de Dharamveer em Pexels

Goparity procura investidores portugueses para ajudar a melhorar a segurança dos caminhos-de-ferro na Índia. A plataforma de finanças éticas lançou uma nova campanha de financiamento colaborativo que permitirá aos portugueses investir no desenvolvimento de uma solução inovadora para prevenir acidentes em redes ferroviárias, com foco num projeto a implementar na Índia.

A plataforma de finanças éticas Goparity tem em curso uma nova campanha – em conjunto com a empresa espanhola NGRT – que permitirá aos portugueses investir no desenvolvimento de tecnologia inovadora para prevenir acidentes e perturbações em redes ferroviárias.

A tecnologia desenvolvida pela empresa espanhola já foi testada em várias ferrovias na Europa e Brasil, a NGRT pretende agora alargar o seu projeto à Índia e recorre à plataforma portuguesa para encontrar investidores, no âmbito do financiamento colaborativo.

A campanha tem como objetivo angariar 150.000€ através de crowdlending e consiste na concessão de um empréstimo à NGRT para assegurar os prazos de comercialização da sua tecnologia e fabricar mais sistemas de monitorização, com a capacidade de identificar em tempo real problemas e perturbações dentro da infraestrutura ferroviária (desde carris partidos, deslizamentos de pedras e lama, inundações, pessoas ou animais na via e danos nos comboios, entre outros).

Os investidores podem entrar neste projeto através do website da plataforma portuguesa, com investimentos a partir de 5 euros, que renderão juros mensais de 5,85% durante dois anos. Em última instância, estarão também a contribuir para que a solução da empresa espanhola continue a mitigar significativamente as consequências de eventos climáticos extremos para a indústria ferroviária, que na Europa já contribuiu para a poupança de 8,4 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Foto de Dharamveer em Pexels

De acordo com Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity, “esta é uma excelente oportunidade para os investidores diversificarem o seu portfólio, que permite ter um impacto real numa das indústrias mais relevantes do mundo. Em cerca de 5 dias já foram angariados mais de 70 mil euros de mais de 590 investidores”.

“Fornecemos uma solução completa para muitas das questões enfrentadas pelos operadores do setor e cobrimos já hoje uma extensão de aproximadamente 100km de trilhos de caminhos-de-ferro. Com o fecho de novos clientes, decidimos recorrer ao crowdlending como forma rápida e fácil de obter o financiamento que precisamos para fabricar mais sistemas”, explica Richard Aaroe, CEO da NGRT.

A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e no planeta. Em 2022, angariou cerca de 10.4 milhões de euros provenientes de mais de 29 mil membros registados. Por sua vez, os projetos financiados com recurso à plataforma permitiram impactar positivamente quase 200.000 pessoas, criar quase 7.000 postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23,8 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − four =