Tecnologia para tornar os cuidados de beleza mais inclusivos

Foto de L'Oréal

Um aplicador de maquilhagem para utilizadores com mobilidade limitada na mão e no braço e uma impressora de maquilhagem que personaliza, em segundos, as sobrancelhas de acordo com a forma do rosto são as duas soluções tecnológicas da L’Oréal apresentadas na feira de tecnologia CES, a decorrer esta semana em Las Vegas.

A L’Oréal revelou hoje no CES 2023 dois novos protótipos tecnológicos que expandem o acesso à beleza. O HAPTA é o primeiro aplicador de maquilhagem computorizado, projetado para responder às necessidades de pessoas com mobilidade limitada na mão e no braço; e o L’Oréal Brow Magic, é uma “impressora” de maquilhagem inteligente que personaliza, em segundos, as sobrancelhas de acordo com a forma do rosto.

“Para a L’Oréal, o futuro da beleza é inclusivo. E este futuro será mais acessível através da tecnologia”, disse Nicolas Hieronimus, CEO do Grupo L’Oréal. “As duas tecnologias de consumo que estamos a desvendar, este ano, no CES representam o verdadeiro propósito da nossa empresa: criar a beleza que faz avançar o mundo.”

Foto de L’Oréal

Estima-se que 50 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com capacidades motoras limitadas. Isto faz com que alguns gestos diários, como aplicar maquilhagem, sejam um verdadeiro desafio. Essa a razão que levou os cientistas e engenheiros da L’Oréal a criar um braço robótico de maquilhagem, portátil e ultra preciso, para utilizadores com mobilidade limitada na mão e no braço, oferecendo-lhes a capacidade de aplicar batom em casa. A tecnologia, denominada HAPTA, permite estabilizar e nivelar utensílios para dar às pessoas com mobilidade limitada na mão e braço a capacidade de comer ou maquilhar-se com confiança e independência.

“A inclusão está no centro da nossa estratégia de inovação e de tecnologia de beleza”, disse Barbara Lavernos, Deputy CEO responsável pela Investigação, Inovação e Tecnologia da L’Oréal. “Somos dedicados e apaixonados por trazer novas tecnologias que potenciam serviços de beleza para atingir os desejos, expectativas e necessidades não satisfeitas de cada indivíduo.”

O projeto piloto do HAPTA será realizado, em 2023, através da marca Lancôme, numa primeira fase com batom, seguido de outras aplicações de maquilhagem.

A outra solução apresentada na feira tecnológica Consumers Electronic Show (CES), a decorrer em Las Vegas, é o L’Oréal Brow Magic, uma pequena impressora para definir o contorno das sobrancelhas. O aparelho, desenvolvido em parceria com a empresa tecnológica Prinker, pioneira em tatuagens impressas e não permanentes, utiliza 2.400 pequenos picos e tecnologia de impressão com até 1.200 gotas por polegada (dpi) de resolução. A tecnologia recorre ainda à Realidade Aumenta para, através da digitalização do rosto do utilizador, avaliar e escolher o resultado pretendido.

“A força do programa de tecnologia de beleza da L’Oréal é suportada pela qualidade das nossas parcerias”, disse Guive Balooch, L’Oréal Global Head of Research and Innovation’s Tech Incubator. “Muitas vezes, encontramos uma tecnologia brilhante que está a ser aplicada a algo fora do domínio da beleza. Combinar a herança de beleza da L’Oréal com estas tecnologias avançadas, permite-nos criar gestos de beleza inteiramente novos — reinventando a tecnologia original e a experiência de beleza tradicional, no processo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 2 =