Transações Non-Cash Atingem 1.3 Biliões em Todo o Mundo

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de Karolina Grabowska em Pexels

Um estudo recente da Capgemini, intitulado “World Payments Report 2023,” revelou que as transações non-cash, ou seja, aquelas que não envolvem dinheiro físico, estão em ascensão em todo o mundo. De acordo com o relatório, espera-se que o número de transações non-cash atinja a marca impressionante de 1.3 biliões (trillion) ainda este ano.

Este crescimento impressionante nas transações digitais é impulsionado pela crescente adoção de novos métodos de pagamento digitais, tanto por parte dos consumidores como das empresas. O estudo prevê que essa tendência continue a acelerar nos próximos anos. Até 2027, as transações non-cash devem alcançar os 2.3 biliões, com um aumento médio de 15% ao ano.

A nível regional, o relatório destaca diferentes taxas de crescimento. Espera-se que os pagamentos digitais cresçam a uma taxa de 19,8% na Ásia-Pacífico, 10,7% na Europa e 6,5% na América do Norte até 2027.

Foto de Markus Spiske no Unsplash

Uma das principais conclusões do estudo é a mudança no equilíbrio entre métodos de pagamento tradicionais e digitais. Até 2027, prevê-se que os novos métodos de pagamento, como pagamentos instantâneos, moedas digitais, carteiras digitais e pagamentos com código QR, representem cerca de 30% do volume total das transações non-cash. Por outro lado, os métodos de pagamento tradicionais, como cheques, débitos diretos, cartões e transferências a crédito, devem cair para 70%.

Além disso, o estudo revelou que muitas empresas estão insatisfeitas com os serviços de gestão de tesouraria (CMS) atualmente disponíveis. A globalização do comércio, interrupções na cadeia de abastecimento e riscos geopolíticos e de cibersegurança estão impulsionando a procura por serviços mais eficazes e eficientes de cash-management. Cerca de um terço dos inquiridos considera o CMS um serviço crítico, enquanto quase 30% apontam o aumento da inflação como motivo para melhorar a gestão financeira das suas empresas.

Apesar de as empresas se relacionarem, em média, com 27 ou mais bancos para atender às suas necessidades de cash-management, mais de 70% dos gestores empresariais enfrentam problemas como negligência em litígios com os bancos, avaliação inadequada do risco de crédito e atrasos nos processamentos de pagamentos.

saber tudo sobre formas de pagamento e como escolher as melhores opções para o seu negócio
Foto de iMin Technology em Pexels

Jeroen Hölscher, Global Head of Payments Services da Capgemini, comentou sobre a situação, afirmando: “O atual modelo do CMS precisa de ser revisto. As ineficiências crescentes e os longos ciclos de conversão de liquidez criam uma pressão adicional para os gestores das empresas. O nosso estudo conclui que uma base digital robusta é o caminho a seguir para otimizar a cadeia de valor, aumentando a produtividade e o desempenho dos CMS dos clientes.”

As expectativas das empresas em relação aos seus bancos também estão a mudar. Com as novas soluções de pagamento e iniciativas do setor impulsionando o crescimento dos pagamentos digitais, 63% dos clientes empresariais esperam dos seus bancos uma experiência de pagamento semelhante à oferecida no retalho em 2023.

Este estudo destaca a necessidade de os bancos e empresas de pagamentos estabelecerem relacionamentos estratégicos com os clientes empresariais na prestação de serviços de cash-management. Isso envolve a simplificação do back office, o uso de plataformas para melhorar a eficiência do cash-management e a transformação dos clientes empresariais em parceiros estratégicos, em vez de apenas prestadores de serviços.

Em resumo, o World Payments Report 2023 da Capgemini destaca as transformações em curso no cenário de pagamentos globais, com a ascensão dos métodos de pagamento digitais e a necessidade crescente de serviços eficientes de cash-management por parte das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + five =