Travar a Miopia: Programa Sensibiliza Escolas Portuguesas

Foto de Freepik

O Programa Voluntários Para Travar a Miopia chega às escolas portuguesas com o objetivo de sensibilizar os mais novos para rotinas de saúde ocular. Desenvolvido pela CooperVision, o programa surge num momento em que a miopia entre os jovens em idade escolar tem duplicado nos últimos anos, uma preocupação destacada pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo estimativas, em Portugal, a prevalência da miopia entre crianças em idade escolar aumentou significativamente. Para combater esta tendência preocupante, o programa voluntário foi lançado em todo o país, direcionado à comunidade escolar e grupos de trabalho de saúde escolar.

Os workshops do programa, destinados a crianças do 3º ao 6º ano de escolaridade, podem ser conduzidos por voluntários, como professores, enfermeiros, animadores sociais ou encarregados de educação, sem necessidade de formação específica. As atividades de sensibilização, realizadas diretamente nas escolas, são concebidas de forma divertida e informativa, visando alertar para a importância da saúde ocular e promover hábitos saudáveis.

Durante as sessões, as personagens Viky e Luka guiarão os alunos através de jogos interativos e dinâmicos, focados em reduzir o tempo de exposição a ecrãs de televisão, telemóveis ou tablets, em casa ou na escola. O objetivo é incentivar comportamentos saudáveis e conscientizar sobre os sintomas e consequências da miopia a médio e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 9 =