Ucrânia investe na Web Summit

Ucrânia terá pavilhão nacional na Web Summit
Imagem de Kurious por Pixabay

Ucrânia vai apresentar o seu ecossistema de tecnologia na Web Summit 2021. Pela primeira vez, a Ucrânia terá o seu próprio pavilhão na maior conferência de tecnologia do mundo.

Com um ecossistema de tecnologia em rápida evolução, o governo ucraniano pretende dar um passo em frente na divulgação das competências nacionais, reunindo no mesmo espaço as suas startups, empresas de TI e fundos de inovação.

A indústria de TI da Ucrânia tem registado, nos últimos anos, um crescimento cinco vezes mais rápido do que a média global (4-6%). Atualmente conta com 5.000 empresas de TI; 250.000 desenvolvedores e 5 unicórnios. Nos últimos seis anos, as startups ucranianas levantaram 2 mil milhões de dólares em investimentos de capital de risco e estima-se que, em 2025, a indústria tecnológica venha a gerar 10 mil milhões de dólares anuais.

“Os ucranianos são conhecidos mundialmente por suas habilidades e criatividade em TI. Como o governo introduziu um pacote especial de incentivos para empresas de TI chamado Diia City, esperamos um maior desenvolvimento da Ucrânia, como um centro europeu de inovação e P&D”, diz o vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Senik.

A iniciativa de um pavilhão próprio na Web Summit visa também atrair investidores para as startups ucranianas, fomentando a sua internacionalização. Para Pavlo Kartashov, CEO do Fundo de Inicialização da Ucrânia (USF), o evento de Lisboa “é uma plataforma especial e única e uma grande oportunidade para networking e aceleração ”, acrescentando que “Para uma startup, é de vital importância ser capaz de escalar da maneira mais eficiente e fácil possível” e “a USF está ansiosa para facilitar este processo.”

Os organizadores farão uma apresentação especial, no dia 2 de novembro, incluída na agenda oficial da Web Summit e o evento contará ainda com a presença do Vice-Primeiro Ministro, Ministro da Digital Transformação da Ucrânia, Mykhailo Fedorov. Além disso, as 14 startups representadas farão a sua apresentação aos investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × five =