Uni Hub – A plataforma para unir estudantes empreendedores

Como se de um típico site de emprego se tratasse, os alunos podem colocar anúncios à procura de outras pessoas, para participar nas ideias de negócio que tenham. Do outro lado, estão os alunos com a vontade de empreender, que gostariam de ajudar a fazer crescer uma startup. Este matching entre jovens empreendedores é o que a Uni Hub se propõe fazer.

Para os coordenadores desta iniciativa, Bernardo Gonçalves (presidente da AE) e Tomás de Almeida, existe muito talento nas universidades portuguesas, mas há pouca interação entre as diferentes áreas de estudos, ainda está ‘cada uma no seu canto’, explicam. ‘E se um estudante de Engenharia com o protótipo de um produto conseguisse, à distância de alguns cliques, encontrar um Designer para lhe dar forma, e um estudante de Gestão para planear a introdução no mercado?’ Pergunta Tomás de Almeida, acrescentando que essa é a solução proposta pela b>Uni Hub porque ‘há muito potencial a aproveitar através da criação de equipas multidisciplinares, formadas por alunos de cursos variados, para desenvolverem projetos’.

Com a Uni Hub, o facto de uma pessoa não conhecer pessoas de outras áreas de estudos, interessadas em contribuir para o seu projeto já não é um entrave para qualquer empreendedor. ‘Ao colocar um anúncio no site, torna-se mais fácil encontrar os parceiros para pôr em marcha a sua ideia’.

Esta é mais uma iniciativa que pode, de alguma forma, contribuir para o fenómeno de afirmação de Lisboa como uma start-up city com relevância mundial. ‘Se queremos mais empreendedorismo na economia portuguesa, temos de começar mais cedo: incentivando os jovens a desenvolver um espírito empreendedor, para que não tenham medo do risco, de desafiar o que existe’, defendem os promotores da iniciativa. O projeto visa fomentar o espírito empreendedor dos universitários para aumentar a criação de novas empresas e desenvolver o espírito de inovação, estimulando os jovens universitários a desenvolver pequenas experiências empreendedoras durante a faculdade.

Que impacto os criadores da Uni Hub querem ter, num futuro próximo? ‘Que haja casos de sucesso para contar, e que os jovens universitários se lembrem imediatamente da b>Uni Hub, quando têm alguma ideia de negócio, e não hesitem em utilizar a ferramenta’ acrescentam os promotores que querem ver alargada esta iniciativa a outras Associações de Estudantes e Faculdades. Um projeto que tem também o apoio do Empreendedor, seguindo o nosso objetivo de divulgar iniciativas e recursos que incentivem e ajudem o empreendedorismo.

A Uni Hub está aberta a todos os estudantes universitários, que, para participar, devem registar-te no site ou pela página no Facebook.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorInternet das Coisas: afinal o que é?
Próximo artigoPorque o seu pequeno negócio deve ter uma App?
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − two =