Utilizar a Amazon como um canal de vendas em Portugal

ilustração de carrinho de compras
Imagem de harshahars por Pixabay

JeffBezos, o CEO da Amazon, é considerado o homem mais rico do mundo. A sua empresa está avaliada em 570 biliões de dólares e as ações “explodiram” 60% em 2020. Com estes números é fácil responder à pergunta “qual a importância da Amazon para envios de e-commerce?”

Na verdade, a Amazon só pode fazer parte das soluções de e-commerce para qualquer empresa que pretenda ter um método de envio para a sua loja online eficiente.

O potencial da Amazon como ferramenta de vendas

Segundo um relatório da WundermanThompson Commerce (WTC), publicado na Marketing Charts, sobre onde os utilizadores iniciam a pesquisa com intenção de comprar um produto, a Amazon surge claramente destacada – com 63% dos casos. 48% optam pelo Google e outros motores de busca, enquanto 33% procuram nos sites dos vendedores. Há ainda 25% procuram outros marketplaces.

Estes números mostram a força da Amazon como ferramenta de vendas online (foto: Marketing Charts).

Amazon já é PT-PT

A Amazon ainda não está em Portugal, mas já dá as boas-vindas aos portugueses. Recentemente, surgiu a opção para alterar o idioma para PT-PT (português de Portugal) – isto ainda na Amazon espanhola, o lugar de envios de e-commerce da gigante norte-americana preferido dos portugueses.

As informações mais importantes para navegação, compras e comunicações serão providenciadas pela empresa, avançou a mesma em declarações reproduzidas por vários órgãos de comunicação social portuguesa.

Esta proximidade ajuda a normalizar o uso destas plataformas, simplificando – através do hábito – o seu uso como método de envio para a sua loja online. Aliás, fazer a integração de envios para lojas online é cada vez mais fácil. As soluções de e-commerce estão a bater à porta dos empreendedores nacionais, que estão cada vez mais cientes da importância de saber usar o canal digital para vender. Envios de e-commerce são fáceis de fazer. Vejamos como funciona no caso da Amazon.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Pretende começar a vender através da Amazon?

A Amazon é uma excelente ferramenta para aumentar as vendas online, apresentando uma das soluções de e-commerce mais interessantes do mercado.

Existem dois planos: o individual (0,99 dólares por venda) e o profissional (39,99 dólares / mês). Neste último pacote não há limite de produtos vendidos nos seus envios de e-commerce. Convenhamos que – se está a começar – o plano individual pode ser mais indicado para si. O plano profissional é mais caro, mas apresenta benefícios.

Criar conta

No momento de se registar como vendedor na Amazon, preparar-se para submeter as suas informações pessoais (ou de empresa), preencher o formulário com informações pessoais, bancárias e comerciais e aceitar o contrato do consumidor. Precisará da cópia do passaporte, cópia de carta de condução e extrato bancário da empresa com os respetivos dados. Depois desta fase estará quase pronto para começar a vender.

Gestão dos seus produtos

O Seller Central é a central de gestão onde poderá incluir os produtos que quer vender, gerir o stock e controlar os pagamentos. O primeiro passo para vender é criar uma listagem de produtos ou introduzi-los de forma individual. As descrições do produto são muito importantes para agilizar a venda. A ter em conta: um bom título, uma boa descrição, imagens otimizadas e palavras-chave no ponto. Para quê? Para que encontrem o seu produto. Lembra-se daqueles 63% que começam a procurar um produto na Amazon?

Enviar as suas encomendas

Para enviar os seus produtos vendidos através da Amazon, poderá fazê-lo diretamente ou usar os serviços Amazon FBA. Se pretende uma solução para otimizar e agilizar a logística de todos os seus envios, quer sejam as vendas através do seu site, quer sejam vendas efetuadas através da Amazon, existem soluções de integração de envios para lojas online onde pode obter os melhores preços de transportadoras e serviços na hora de expedir a sua encomenda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three + eighteen =