Vawlt Technologies ganha investimento da Armilar Venture Partners

Vawlt Technologies ganha investimento da Armilar Venture Partners
Foto: Armilar e Vawlt Technologies

A spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa angariou 500 mil euros de investimento da Armilar para desenvolver o seu produto que permitirá às empresas ter total controlo e privacidade sobre os dados que armazenam na cloud.

A Vawlt Technologies é a primeira startup a receber investimento do mais recente fundo da sociedade gestora de fundos de capital de risco.

A Armilar Venture Partners investiu 500 mil euros do fundo de 60 milhões de euros que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empresas que visem comercializar tecnologias e produtos que resultem de investigação científica e tecnológica, desenvolvidas em Portugal e na Europa.

Anunciado em fevereiro com mais de 45 milhões de euros já angariados na sua primeira fase de subscrição, o Fundo de Capital de Risco Armilar Venture Partners TechTransfer Fund é o único fundo do género em Portugal e o quinto da Armilar, sociedade com uma trajetória de 19 anos de investimento em startups internacionais e portuguesas.

A Vawlt Technologies é o resultado de vários anos de investigação internacionalmente reconhecida, levada a cabo na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para desenvolver uma solução multicloud que cifra e armazena os dados de acordo com os requisitos do utilizador, distribuindo-os por vários serviços de cloud públicos (Amazon, Microsoft, etc.).

Depois de no passado mês de outubro ter lançado uma primeira versão destinada a particulares, com este investimento a startup irá focar-se agora no mercado empresarial e oferecer aos seus clientes uma solução para incrementar os atuais standards de segurança de armazenamento de dados na cloud, com vantagens acrescidas ao nível da fiabilidade e garantia de disponibilidade dos dados, do grau de dependência dos fornecedores de cloud e do equilíbrio entre custo e desempenho do armazenamento.

“Estamos muito entusiasmados e positivamente ansiosos para continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver. Acreditamos muito no valor que esta tecnologia tem para oferecer às empresas que lidam com dados, especialmente os mais críticos e sensíveis, numa altura em que a segurança e a privacidade são desafios muito prementes no mundo empresarial. Encontrámos na Armilar o parceiro certo para nos ajudar a concretizar os objetivos a que nos propusemos e nos meses que antecederam este investimento pudemos já comprovar o valor e eficácia desta nossa simbiose.”, afirma Bruno Santos Amaro, CEO e cofundador da Vawlt Technologies.

Para Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, “a decisão de apoiar a Vawlt foi bastante clara, não só pela solução inovadora que se propõe desenvolver – apoiada num trabalho de I&D muito sério e maturado, que vem resolver um problema muito relevante com que as empresas se deparam hoje em dia na passagem da sua informação para a cloud – mas também pela qualidade da equipa que encontrámos na Vawlt, muito conhecedora, muito séria e totalmente comprometida com o sucesso do projeto. Temos tido o privilégio de ver tecnologias de enorme potencial serem desenvolvidas nas universidades, incubadoras e centros de investigação portugueses; a Vawlt Technologies é um ótimo exemplo dessa qualidade e das empresas que a Armilar se propõe apoiar com este seu novo fundo.”.

Criado com o apoio financeiro da União Europeia, ao abrigo dos Instrumentos Financeiros Horizonte 2020 e do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI), o Fundo de Capital de Risco Armilar Venture Partners TechTransfer Fund é apoiado pela InnovFin Equity e tem por objetivo ajudar ao financiamento e execução de investimentos produtivos na União Europeia. Além do TechTransfer Fund a Armilar mais quatro fundos, num total de cerca de 260 milhões de euros que gerem o investimento de empresas em fase seed e early-stage em Portugal, na Europa e nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − thirteen =