Visa Innovation Program Europe acelera ecossistema das fintech

Na foto: finalistas de uma anterior edição do programa (Visa Innovation Program Europe)

A Visa, empresa tecnológica de pagamentos, anuncia o lançamento da primeira edição do Visa Innovation Program Europe em Portugal, num formato conjunto com Espanha. O programa é desenhado para acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras de pagamentos e serviços, ao mesmo tempo que ajuda as fintechs a fazerem crescer os seus negócios.

Podem candidatar-se ao programa as fintechs que se identifiquem com os desafios do Visa Innovation Program Europe, designadamente: Construção de um futuro sustentável e inteligente; Empoderamento das PME; Experiências de pagamentos de última geração e Criação de novos fluxos de pagamento.

O Visa Innovation Program Europe (VIP – Europe) é um programa que já se realiza desde 2019 em diversos países da europa, e que inclui uma comunidade que congrega 72 empresas de sucesso do mundo das fintechs, em oito países, selecionadas entre mais de 900 candidaturas. A edição portuguesa é desenhada para acelerar o setor português das fintechs, facilitando a colaboração entre estas startups e o ecossistema global da Visa, ao mesmo tempo que acelera a entrada de soluções inovadoras no mercado.

“Estamos encantados por, em conjunto com a Fintech Solutions e a Hackquarters, trazer para Portugal este programa – que conta com inúmeras edições de sucesso em outros países europeus. A Visa é das redes que mais facilita e promove a inovação e a colaboração com instituições financeiras e fintechs, e através do ‘Visa Innovation Program Europe’, queremos incentivar e originar ideias disruptivas nesta área, com o objetivo de desbloquear novos fluxos de pagamentos. A Visa, através do VIPE, pretende apoiar estes candidatos com formação, visibilidade e acesso ao ecossistema”, defende Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal.

O VIPE estará aberto a startups fintech, portuguesas e espanholas, comercialmente ativas e tecnicamente preparadas. As candidaturas serão aceites até ao dia 14 de abril através do link do Visa Innovation Program. As startups selecionadas serão anunciadas em maio.

Entre as candidaturas de Portugal e Espanha serão selecionadas oito fintechs que desenvolvam o seu trabalho em torno da criação de soluções focadas nas experiências de pagamento de última geração (sendo exemplo disso, as cripto moedas, as redes de blockchain ou o setor da banca), e cujas iniciativas sejam capazes de apoiar as PME nos seus processos de digitalização. O objetivo é gerar um ecossistema de pagamentos sustentáveis, mais inteligente e eficiente. Projetos em áreas como a mobilidade urbana ou pagamentos entre cidadãos e instituições governamentais são apenas alguns exemplos de iniciativas que o programa considera. O VIPE foca-se, também, num dos pilares mais sólidos da economia atual, o empoderamento das PME e dos comerciantes, ao facilitar-lhes um contacto mais rápido e eficiente com inúmeras soluções financeiras.

As fintechs selecionadas vão ter acesso, durante um período de seis meses, a conteúdos de formação, sessões de mentoria, contactos privilegiados com investidores, e encontros com diversas instituições financeiras e empresas de outros setores, com diversas possibilidades de colaboração e trabalho conjunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 + 8 =