Associação Just a Change ganha prémio de inovação social

A Associação Just a Change foi uma das cinco vencedoras do concurso da Ashoka e da Fundação Schneider Electric “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty”.

Além da associação portuguesa, foram ainda distinguidos projetos de inovação social da Alemanha (Verbraucherzentrale NRW), Grécia (Ekpizo), Itália (InVento) e Espanha (Ecodes).

Os cinco vencedores ganharam um prémio de 2.000 euros, e vão integrar um programa de aceleração com mais 10 equipas finalistas, entre as quais se contam ainda mais dois projetos portugueses.

O programa de Inovação Social para Combater a Pobreza de Combustível é uma iniciativa da Ashoka e da Fundação Schneider Electric que pretende identificar e apoiar organizações inovadoras que trabalham no domínio do combate à pobreza energética e sustentabilidade.

As três equipas portuguesas farão parte de uma comunidade de 15 projetos de empreendedorismo social de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Grécia com soluções para combater a pobreza energética e promover a sustentabilidade.

Foto do grupo dos finalistas
Os 15 finalistas do programa “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty” (Foto Tackle Fuel Poverty)

A Associação Just a Change, liderada por António Bello promove a reabilitação de casas degradadas. Também a Coopérnico, uma cooperativa que se propõe democratizar o acesso à energia verde está no grupo dos 15 finalistas, assim como o projeto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sobre mapeamento de pobreza energética em Portugal.

Os 15 finalistas do programa “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty” vão agora participar num programa de tutoria de doze semanas, que os ajudará a desenvolver uma estratégia para ampliar e acelerar os resultados dos seus projetos com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Além de receber apoio através do Ashoka GlobalizerX, os vencedores do programa “Social Innovation to Tackle Fuel Poverty” podem receber mais apoio da Schneider Electric Foundation e do Schneider Electric Impact Investment Fund.

Os cinco projetos com o maior potencial de impacto social e que estiverem mais alinhados com a Fundação e os critérios do Impact Investment Fund podem beneficiar de incentivos e investimentos financeiros adicionais, competências técnicas e outras formas de apoio em espécie para até 10.000 euros.

Na edição anterior, seis projetos receberam apoio adicional da Fundação para experimentar e sustentar suas atividades. Três deles estão atualmente em parceria com o Impact Investment Fund para fortalecer seu modelo de negócios em preparação para futuros investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 12 =