Oportunidades: Cria ou fica à espera? 

Empreendedorismo é também saber criar oportunidades
Foto: Pixabay

No mundo do empreendedorismo, costuma dizer-se que o que mais abunda são as oportunidades. E elas surgem através de diversos meios: online, networking, reuniões empresariais, conferências, debates, etc. Um infindável e apetecível mundo de contactos que serão essenciais para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Mas, e quando essas oportunidades escasseiam ou não existem? Como fazemos? Focamos à espera que elas surjam ou arregaçamos as mangas e vamos à luta criando-as? Afinal de contas, um empreendedor caracteriza-se pelo elevado espírito de iniciativa e proatividade e não lhe passa pela cabeça sequer que outros criem as oportunidades que ele deseja.

Todas elas – as oportunidades – estão por todo o lado; apenas é preciso que estejamos com os radares ligados e máxima atenção e foco para que não as deixemos partir sem sequer as experimentarmos.

A prática leva à perfeição e isso também se aplica ao conceito de aproveitar os meios postos à nossa disposição para, a médio e longo prazo, obter o retorno daquele nosso investimento num determinado evento, reunião, etc.

Saber criar oportunidades quando elas parecem estar a desaparecer vai torná-lo um change maker, ou seja, alguém que fomenta a mudança sem esperar e sem se resignar a que a mudança aconteça por si.

Não espere por ninguém para o ajudar a trilhar o seu caminho

Ao estabelecer as suas metas e definir os seus objetivos, vai estar a planear a criação de uma oportunidade que outrora não existia e vai com certeza acrescentar valor para alguém através dessa transmissão de conhecimento.

Ao criar, você inova; ao inovar você marca a diferença e ao marcar a diferença, será reconhecido como um pioneiro na sua área de atuação pois vai sempre ser recordado como aquele que criou o que até então muitos esperavam que fosse acontecer.

Não espere por ninguém para o ajudar a trilhar o seu caminho: construa a sua rede e desenvolva-a acrescentando-lhe qualidade, pois é com base nessa qualidade, que as oportunidades vão surgir.

E tudo isto porquê? Porque você criou uma oportunidade onde ela não existia e soube identificar a partir dela um novo nicho de mercado. Se dinheiro gera e atrai dinheiro, com as oportunidades a filosofia é a mesma: só precisa saber aprimorar e trabalhar com consistência a arte de criação.

Então, que oportunidade vai criar hoje?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + three =