Zypho alcança 750 mil euros de financiamento

José Meliço, CEO da Zypho alcança financiamento em crowdfunding
Foto: José Meliço /Linkedin

A empresa que criou um inovador recuperador de energia térmica da água do duche excedeu objetivo de levantar 750 mil euros na maior campanha de investimento de uma empresa portuguesa feita até agora através da plataforma Seedrs.

A Zypho concluiu com sucesso aquela que foi, até agora, a maior operação de financiamento de sempre feita por empresas portuguesas através de equity crowdfunding. A empresa fundada por José Meliço recorreu à Seedrs, a maior plataforma europeia de equity crowdfunding, e alcançou os 750 mil euros de financiamento pretendidos.

A Zypho propunha trocar 750 mil euros por 25,39% de equity, avaliando a empresa em 2,2 milhões de euros, numa ronda de financiamento que já atraiu mais de 400 investidores de todo o mundo e um investimento que ultrapassa os 800 mil euros. A campanha vai manter-se ativa ainda durante as próximas semanas.

O financiamento captado será direcionado para maximizar oportunidades e fortalecer parcerias nos mercados com maior potencial para o desenvolvimento de novos produtos; para o investimento em marketing; para o reforço de recursos humanos e para dominar as principais regulamentações de mercado relativas à eficiência energética.

Criada a partir da ideia e da visão inovadora que José Meliço teve aos 14 anos, decorrente da sua preocupação com a ineficiência do aquecimento da água do duche e das perdas que ocorriam, a Zypho é um sistema tecnológico compacto de recuperação de calor da água do duche, que contribui para melhorar a eficiência energética das habitações ao poupar até 30% da energia consumida para o aquecimento de águas. A ideia destacou-se e foi apurada nos três finalistas no EDP Richard Branson Innovation Award, captando a atenção da EDP, bem como da empresa Change Partners, que viria a investir na Zypho.

Presente em mais de 15 países em quatro continentes, a empresa portuguesa conta já com parcerias sólidas com distribuidores de referência que abrangem o mercado britânico, escandinavo, centro e norte da Europa, assim como o Brasil, África do Sul e Austrália. Direcionado não só para habitação, mas também para fins comerciais (Hotéis, Ginásios, Hospitais, etc.), a tecnologia Zypho pretende contribuir para atingir o objetivo da Comissão Europeia para que, a partir de 2020, todos os edifícios novos cumpram uma ambiciosa meta de eficiência energética.

“Ao concluirmos, com sucesso, esta campanha na Seedrs, vamos poder avançar com a nossa estratégia e processo de internacionalização, além de nos permitir desenvolver novos produtos. É gratificante conquistar o interesse de tantos investidores em todo o mundo e conseguir promover o nosso produto junto de potenciais clientes e parceiros”, afirma José Meliço.

O fundador e CEO da Zypho salienta ainda que “a tecnologia da Zypho pretende alterar o paradigma do aquecimento da água e ser uma referência mundial no domínio da eficiência energética, ao recuperar as perdas de energia que são significativas, e trabalhar para reduzir a pegada ecológica”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 + 17 =