4 aspectos essenciais para os empreendedores de hoje

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Os empreendedores que gerem pequenas empresas precisam adaptar-se às mudanças no ambiente empresarial, de forma muito mais rápida, quando comparada com os gestores de empresas de maior dimensão e mais estabelecidas no mercado. Isto significa que a ideia que pode ter tido o ano passado já não seja tão boa, ou talvez até seja potenciada pela conjuntura atual.

Alterações de âmbito político, mudanças económicas e/ou sociais podem impulsionar ou atirar por terra a sua ideia. Além disso, existem diversas tecnologias constantemente a emergir no mercado, questões como conflitos culturais e aquecimento global que influenciam direta ou indiretamente qualquer ecossistema de negócios, em qualquer lugar do mundo. Assim sendo, existem certos aspectos-chave que deve ter em consideração nesta altura tão frenética.

Pensar no seu negócio como sendo parte de uma economia circular

Se ainda não sabe o que é uma economia circular, então deve definitivamente atualizar-se sobre esse assunto: melhor hoje do que amanhã. Em resumo, um modelo de negócios de economia circular é aquele que beneficia os negócios, a sociedade e o meio ambiente. Como empreendedor de um pequeno negócio, é muito mais simples aplicar esse modelo de negócios do que para uma grande empresa. Portanto, se fizer isso como empreendedor, poderá obter muitas vantagens competitivas, visto que a transição para uma economia verdadeiramente circular é bastante complicada para as grandes empresas.

Pensar globalmente logo desde início

De forma a tornar o seu negócio competitivo, deve pensar de forma global desde o primeiro dia – não apenas em termos de como e onde pode vender os seus produtos ou serviços. Ao formar a sua equipa e os seus colaboradores, foque-se o máximo possível na diversificação, quer em termos de educação, nacionalidade, género e/ou experiências anteriores. Por causa dessa diversidade cultural, irá conseguir ser mais inovador, mais resiliente e terá uma base muito melhor para o crescimento do que se todos fossem “iguais” uns aos outros.

Encarar a inovação como uma prioridade

Como empreendedor, é essencial procurar constantemente novas oportunidades para crescer e expandir os seus negócios. É por isso que a inovação deve estar no centro de tudo. A inovação deve ser constante – não apenas os seus produtos ou serviços, mas também a maneira como os vende e distribui. Para permanecer competitivo, irá precisar de uma equipa diversificada, conforme descrito acima. Quando tem uma equipa diversificada, obtém automaticamente mais perspetivas, dados que nunca considerou, perguntas que provavelmente nunca faria. Fazer da inovação uma prioridade é a melhor segurança que pode obter para permanecer confiante sobre o futuro da sua empresa, além de que é a melhor base para desenvolver vantagens competitivas e expandir os seus negócios.

Desenvolver soluções que ultrapassem os desafios culturais

Quando pretende ter uma equipa diversificada e pensar de forma global em todos os aspetos do seu negócio, é natural que vá precisar das competências necessárias para ter sucesso em diferentes barreiras/desafios culturais. Pode ser em diferentes profissões ou posições, diferentes nacionalidades e diferentes faixas etárias, entre outros. Um caminho a seguir é garantir que todos os colaboradores da sua equipa adquiram um certo nível de inteligência cultural, para que consiga potenciar e ver a diversidade como fonte de sinergias e oportunidades, e não como algo que precisa de ser corrigido ou superado. Há muitos estudos académicos que demostram que as equipas multiculturais são mais inovadoras e ágeis. Certifique-se que a sua equipa é uma delas, para que possa destacar-se da competição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − twelve =