5 dicas para quem quer abrir uma franquia

Imagem de Alterio Felines por Pixabay

Uma das formas mais conhecidas de começar a empreender atualmente é abrir uma franquia.

Essa é uma maneira muito atraente, pois tem diversas vantagens e a possibilidade de ter bons lucros é alta.

Mas sabemos que empreender em qualquer área no Brasil não é tão simples como muitos imaginam.

É preciso se dedicar e se esforçar bastante para fazer o negócio dar certo. Além de claro, buscar conhecimento nessa área.

Por isso, neste artigo vamos passar 5 dicas para quem quer abrir uma franquia.

Mas antes, vamos falar de forma resumida sobre o que é uma franquia e as vantagens de ter uma franquia.

O que é uma franquia?

A franquia é um modelo de sistema de operar o negócio. Deste modo, o franqueador permite que sua marca e estrutura sejam disponibilizadas para outras pessoas que querem ser os empresários franqueados, para que estes desenvolvam a mesma atividade em outros locais.

Assim, é feito um acordo entre o franqueador e o franqueado, no qual o primeiro permite alguns direitos, como uso da marca e sistemas, e o segundo paga ao primeiro um valor pela aquisição, que depende de muitas variáveis.

Marcas grandes no mundo, como Starbucks, O Boticário, McDonald’s e Wizard cresceram por esse modelo de negócio.

Imagem de Pexels por Pixabay

Por que abrir franquia? Vantagens

Há diversas vantagens em abrir uma franquia. Entre elas:

  • É um modelo muito procurado e ótimo para quem quer abrir seu primeiro negócio e obter experiência
  • É um modelo que já foi testado antes, e por isso, elimina alguns erros que iniciantes costumam cometer, aumentando as chances de dar certo.
  • Conta com o apoio do franqueador, que dá um suporte completo ao franqueado, como o produto pronto, consultoria, capacitação e treinamentos.
  • Entre diversas outras.

Agora, você já sabe o que é e quais são algumas vantagens de abrir uma franquia, e provavelmente, é isso mesmo que você quer.

Mas é importante ter conhecimento sobre, por isso, aqui vai algumas dicas importantes:

1 – Analise o seu perfil

Para abrir uma franquia, é ideal que você se conheça bem, e faça uma análise do seu perfil de empreendedor.

É fundamental que você saiba reconhecer suas capacidades e defeitos, para saber se está pronto para ser dono do próprio negócio.

Além disso, você também deve saber quais são suas maiores habilidades e experiencias, o que gosta de fazer, entre outros, pois tudo isso te ajudará a escolher o tipo de franquia ideal para você.

Fazer essa análise te ajuda a minimizar riscos e assim ter mais chance de sucesso.

Imagem de StockSnap por Pixabay

2 – Faça uma análise da sua capacidade de investimento

Existem muitas opções de franquias para abrir, e de diversos valores de investimento inicial.

Além do investimento, você necessitará de uma verba financeira de folga para os primeiros meses de operação, pois você ainda não sabe em quanto tempo seu investimento voltará.

Por isso, é essencial que você saiba qual o valor que pretende investir nessa franquia e ter uma estimativa máxima de tempo em que haverá o retorno do investimento.

Por isso, considere as suas condições financeiras, gastos, verbas e tudo que se refere ao seu financeiro e da empresa.

Se achar necessário e mais seguro, você pode convidar alguém de confiança para te ajudar financeiramente e abrir essa franquia junto com você.

O importante é ter conhecimento e ser realista para não meter os pés pelas mãos e acabar tendo prejuízo e ficar com dívidas inesperadas.

3 – Faça uma avaliação do mercado

Além das inúmeras possibilidades de investimentos para quem quer abrir uma franquia, também há diversos segmentos que você pode atuar.

Por isso, é muito importante você fazer uma avaliação do mercado, do local em que vai atuar, das necessidades do público, entre outros fatores.

Há vários segmentos que estão crescendo, enquanto outros estão em processo de reestruturação e outros saturados.

Para fazer uma boa escolha, considere pontos como o crescimento desse mercado, região explorada, localização geográfica, faixa etária dos consumidores, entre outros.

Por exemplo, franquias relacionadas a alimentação tem altas chances de dar certo, já que, independentemente de localização ou faixa etária, as pessoas precisam se alimentar.

Por isso que franquias de açaí, por exemplo, é uma excelente opção, já que é algo que atrai muitos consumidores. Caso você queira conhecer mais sobre franquia de açaí, recomendamos que visite o maior portal desse segmento, que é o franquiadeacai.com

Ou seja, se você tem dúvidas sobre qual tipo de franquia pode dar certo da sua região, aposte em modelos de negócios que já costumam dar certo, como o citado acima.

Imagem de mrpizzamandc por Pixabay

4 – Analise a viabilidade financeira da franquia que deseja abrir

Se você já tem uma franquia em vista, o recomendado agora é estudar a viabilidade financeira dessa franquia, já que é o fator de risco e deve ser levada em consideração para a decisão.

Por isso, faça uma ampla pesquisa sobre todos os custos e valores envolvidos, como por exemplo:

  • Taxa da franquia
  • Capital de giro
  • Receitas, despesas, gastos operacionais
  • Possibilidades mínimas e máximas de valores de lucros
  • Tempo de retorno de investimento
  • Possíveis imprevistos
  • Entre outros

Após fazer esse estudo, você fará uma decisão mais assertiva, uma vez que já estará ciente dos riscos que terá.

Assim, você minimiza surpresas desagradáveis e tem mais chance de lidar com obstáculos e imprevistos, aumentando sua chance de sucesso em seu empreendimento.

5 – Converse com outros franqueados

É muito importante você entender sobre o negócio, e por isso, conversar com franqueados auxilia muito para ter uma visão mais ampla do negócio.

Converse com o máximo de franqueados que puder. Desta forma, é possível ter pontos de vistas diferentes sobre o suporte do franqueador, rotina de trabalho, complexidade da operação da franquia, entre outros aspectos.

Vale ressaltar que em toda franqueadora tem franqueados descontentes, por isso, busque entender a razão do descontentamento, verificando se é algo generalizado na franquia e muito prejudicial a você ou não.

Tudo isso irá auxiliar para que você saiba se tudo o que dizem sobre a franquia está ou não dentro do esperado, e já se previna contra possíveis problemas.

Pronto! Agora você já tem nossas 5 dicas para quem quer abrir uma franquia! Desejamos que você tenha sucesso em sua escolha e que obtenha excelentes resultados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − two =