5 passos para melhorar o desempenho da sua equipa

Foto de Windows em Unsplash

Se tem alguma coisa que é certa no mundo do empreendedorismo, é que nenhuma empresa consegue alcançar bons resultados sem uma boa equipa. Uma equipa envolvida disponível e motivada para alcançar os melhores resultados no seu negócio, quer ele seja de biotecnologia ou embalagem plástica.

Os colaboradores de um negócio são considerados a parte chave dentro do mundo corporativo, é através deles que se consegue agilizar os processos, ganhar produtividade e alcançar o sucesso, com um trabalho unido, conciso e motivado.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Muitos funcionários trabalham esperando apenas as horas passarem, ou não estão realmente envolvidos dentro do negócio. Ter a sua equipa desmotivada pode gerar prejuízos e fazer com que não consiga alcançar os resultados que você tanto sonha.

Para o ajudar, vamos apresentar neste artigo os 5 passos que vão ajudar a melhorar o desempenho da sua equipa. Então vamos lá!

Foto de LinkedIn Sales Solutions em Unsplash

1: Valorize o esforço individual e promova a coesão da equipa

Se quer ver os seus colaboradores empenhados e realizarem determinadas tarefas com muito mais vontade, é ideal que valorize e reconheça o trabalho de cada um deles. Cada pequena conquista, tarefa realizada, nova ideia sugerida, entre outros, deve ser reconhecida, isso contribui para a autoestima e incentiva o funcionário a sempre colaborar cada vez mais. 

Além de ressaltar as conquistas individuais, é crucial trabalhar também a coesão da equipa. Mais do que apenas colegas de trabalho, uma equipa unida, mantém relações fortes fora do trabalho. Transformar a sua equipa num grupo de pessoas com fortes laços pessoais torna os seus colaboradores mais cooperantes, reduzindo atritos e criando um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável, como um reforço de oxigênio medicinal

2: Clarifique as metas e alinhe os objetivos

Se quer que sua equipa tenha um desempenho perfeito, é fundamental que dê a conhecer os objetivos da sua empresa à equipa. Eles precisam saber quais são seus desejos, metas e vontades.

A falta de comunicação dos objetivos é muitas vezes, a principal cauda de um mau desempenho da equipa. Pode acontecer que os seu colaboradores não percebam o que realmente pretende, ou quais são as suas metas, nem tenham conhecimento da relevância do seu trabalho para alcançar esses objetivos. Tente alinhar a equipa, antes de executar qualquer tipo de ação, e transmita aos seus colaboradores o que pretende com determinada ação e como espera que ela impacte no seu negócio.

Foto de Jason Goodman em Unsplash

3: Compartilhe informações e saiba ouvir feedbacks

Se apenas exigir alguma tarefa sem dar mais informações, dificilmente seus colaboradores conseguirão desempenhar o papel da forma que deseja. É preciso que a partilha de informações tenha dois sentidos e tudo que você puder divulgar, partilhe com a sua equipa.

Se mantendo-os sempre informados, irá gerar confiança e fazer com que eles se sintam cada vez mais confortáveis e motivados, saber ouvir o feedback que a sua equipa lhe pode dar permite-lhe antecipar problemas e fazer correções. Saiba escutar críticas construtivas e entenda melhor o ponto de vista de cada um, isso não só possibilita fazer mudanças no seu próprio comportamento como criar um clima melhor dentro da sua empresa.

4: Invista e estimule a comunicação

Uma boa comunicação é a chave para um bom desempenho da sua equipa. Então invista e estimule uma comunicação que seja limpa e constante, nos dois sentidos, como já explicámos. Procure por abrir vias de diálogo consistentes e procure sempre saber falar e ouvir na hora certa.

Dê espaço aos seus colaboradores e respeite a opinião de cada um. Se a sua equipa é grande ou está dispersa em várias cidades ou lojas, crie canais de relacionamento interno como uma newsletter, por exemplo, ou e-mail e redes sociais, e procure ao máximo, comunicar cada detalhe do seu projeto ou produto, de forma a criar também uma comunicação coerente junto dos potenciais clientes, quer venda hambúrgueres ou toldo articulado

Foto de CoWomen em Unsplash

5: Ofereça boas ferramentas e ambiente de trabalho

Já pensou que talvez o baixo desempenho da sua equipa possa estar relacionado com a falta de ferramentas de trabalho? Talvez o computador seja lento, as ferramentas inadequadas para trabalho manual, ou existem processos burocráticos redundantes que poderiam ser automatizados.

Ofereça boas ferramentas de trabalho que sejam adequadas e compatíveis com as necessidades, além disso, também é interessante investir num ambiente de trabalho confortável, organizado e que contribua para a boa disposição de elementos que lá trabalham e que seja uma boa imagem para os clientes que o visitam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 + 11 =