A SIM Conference 2025 encerrou com chave de ouro após dois dias de debates, networking e competição entre startups. Realizada a 8 e 9 de maio na Alfândega do Porto, a segunda edição do evento reuniu 3.500 participantes, incluindo mais de 400 startups, 230 investidores e 190 palestrantes, consolidando-se como uma das maiores conferências de empreendedorismo e inovação em Portugal.
O momento alto do evento foi a final das Pitch Battles, que distinguiram as startups mais promissoras em seis categorias. A grande vencedora foi a Iplexmed, com um dispositivo de diagnóstico genético portátil e conectável, reconhecido com o Grand Prize Winner. Para além do prémio monetário de 2.000 euros, a startup garantiu acesso a uma semana imersiva na sede da Glovo, integração no programa Onion da NovaLegal e mentoria com Ezequiel Abramzon, fundador da LALO.
As startups premiadas por categoria foram:
- Impact & Foodtech: Omniflow, com soluções de energia inteligente para IoT;
- SaaS, AI & Machine Learning: Bandora, que otimiza a gestão de edifícios com IA;
- Defense Tech: XPIM – 3D Printing, especializada em impressão 3D de grande formato;
- Healthtech & Wellness: Iplexmed;
- Product, Sports & Media: Framedrop, plataforma de edição de vídeo com IA;
- Fintech & Proptech: Indie Seguros, mediadora digital para freelancers e PME.
Para António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, a conferência “mostrou o dinamismo e o potencial do ecossistema nacional, reforçando a aposta vencedora do Porto como palco deste encontro global”. Também Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, destacou o papel da cidade como “centro de inovação e plataforma para novas ideias e investimento internacional”.
O programa contou com mais de 100 sessões, onde participaram nomes como Sacha Michaud (Glovo), Vivienne Ming (Socos Lab), Diogo Mónica (Anchorage), Marcelo Lebre (Remote), Carolin Wais (Plug and Play), Pedro Bizarro (Feedzai), entre muitos outros líderes e investidores de referência internacional.
Com apoio da Câmara Municipal do Porto, Google, Galp, Vodafone, PwC, Huawei, KPMG, entre outros, a edição de 2025 apostou também em aproximar startups de grandes empresas e associações do setor corporativo, com destaque para a presença do BRP – Business Roundtable Portugal e da Associação de Empresas Familiares.
A sessão de encerramento contou com intervenções do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.
A SIM Conference afirma-se assim como uma plataforma estratégica para conectar inovação, investimento e talento, contribuindo ativamente para posicionar Portugal como hub global de empreendedorismo e tecnologia.