80% dos diretores de marketing confia no impacto da IA Generativa

Estudo da BCG mostra que 71% dos CMO planeia investir mais de 10 milhões de dólares anuais em IA Generativa até 2028.

Foto de Stephen Dawson no Unsplash

Quatro em cada cinco diretores de marketing a nível global estão otimistas quanto ao impacto da Inteligência Artificial Generativa no setor, revela o estudo How CMOs Are Scaling GenAI in Turbulent Times da Boston Consulting Group (BCG). Apenas 8% dos responsáveis continua a rejeitar esta tecnologia, menos 10 pontos percentuais do que em 2024, sinalizando uma crescente aceitação da IA Generativa no marketing.

O entusiasmo traduz-se em investimento: 71% dos CMO planeia alocar mais de 10 milhões de dólares por ano a projetos de IA Generativa nos próximos três anos, um aumento de 14 pontos percentuais face a 2024. “Escalar (Gen)AI requer foco nos fundamentos – os CMOs que estão a transformar os processos end-to-end, a medir o retorno sobre investimento com rigor e a internalizar talento vão liderar a próxima fase de crescimento”, afirma Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa.

Na foto: Tiago Kullberg, Managing Director & Partner da BCG em Lisboa

Mais de um terço dos diretores de marketing já reporta melhorias na experiência do cliente (36%), na personalização de conteúdos (33%) e no acesso a informação de qualidade (33%). Contudo, registou-se uma descida na perceção de ganhos em rapidez de produção e redução de trabalho manual, refletindo a complexidade da transformação de processos com recurso à IA. Ainda assim, 60% dos líderes esperam retornos de pelo menos 5% nos projetos relacionados com esta tecnologia.

As principais prioridades de implementação incluem a produção de vídeo com IA Generativa, a personalização de campanhas e o recurso a agentes de IA para automatizar etapas criativas e estratégicas. Nos modelos B2B, 33% dos CMO apontam os agentes de IA como prioridade, percentagem que ronda um quarto no caso das empresas B2C.

Face à escassez de profissionais especializados, muitos responsáveis estão a investir no desenvolvimento interno de talento, promovendo hackathons, estúdios de incubação de IA e formações práticas. O objetivo é garantir uma adoção responsável e sustentável da tecnologia, reduzindo a dependência da contratação externa.

Segundo a BCG, as empresas que conseguirem aliar a implementação em escala da IA Generativa no marketing à capacitação das suas equipas estarão mais bem posicionadas para personalizar a experiência do consumidor e reforçar a competitividade no mercado global.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPortugal Ajuda liga vítimas de incêndios a voluntários em todo o país
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 + eleven =