ANI junta empresas e academia em mostra tecnológica

Imagem de Starryai/Empreendedor

“TECH4INNOV: O Presente e o Futuro da Inovação em Portugal” realiza-se no dia 29 de março, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Com cerca de 500 participantes e 60 expositores o evento pretende mostrar o potencial da inovação em Portugal.

Organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o TECH4INNOV terá como convidada especial Cécile Huet, Diretora da Unidade de Robótica e Inteligência Artificial da Comissão Europeia. José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC; Nuno Afonso, CEO da SoundParticles; Ana Casaca, Diretora de Inovação da GALP, serão apenas alguns dos oradores que marcarão presença neste evento, que abordará temas como Inteligência Artificial e a era do ChatGPT, Hidrogénio Verde e Health Tech , onde será abordado o case-study do contributo nacional para vacina da Moderna.

O certame servirá ainda de mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das entidades Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de desmonstração de casos de sucesso desenvolvidos por Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB), Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), Test Beds e Digital Innovation Hubs.

“Queremos não só fomentar o debate em torno das tendências que estão a mudar o paradigma da inovação, mas acima de tudo mostrar à comunidade os bons projetos que resultam da estreita colaboração entre a Academia e as Empresas e como este trabalho colaborativo se apresenta cada vez mais como um dos maiores ativos da nossa economia, ao potenciar a criação de valor económico e social resultante da investigação”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

“Os nossos laboratórios, centros tecnológicos, as nossas universidades, e as nossas empresas necessitam de aproveitar as oportunidades que há para financiarem as suas atividades de I&D. Neste evento ficarão a par não só dos vários instrumentos disponíveis, como também terão contacto direto com diferentes entidades, que os poderão ajudar a potenciar o seu negócio e potencial de mercado”, destaca ain da o Presidente da ANI.

Mostra Tecnológica com mais de 60 projetos

Mais de 60 projetos ganharão neste evento uma montra para apresentarem as suas inovações. São todos casos de sucesso, alguns no mercado, outros em desenvolvimento. Envolvem entidades como Grupo Visabeira, IKEA, Agência Espacial Europeia, Portugal Space, ANACOM, Siemens Healthcare, Grupo The Navigator, a test bed “Textile of the Future”, promovida pela Lameirinho, entre muitas outras.

O evento oferece ainda oportunidades de financiamento para projetos inovadores. Desde programas como Horizonte Europa, SIFIDE, Missões Europeias, PRR, PT 2030, Fundo Azul, Big Science, European Innovation Council, EEA Grants Portugal ou Portugal Ventures, a fundos de investimento em I&D, como Lince Capital, Iberis, Explorer Investments, Shilling Capital, Active Cap, Indico Capital Partners, Big Start Ventures, Alea Capital Partners, Bright Ventures, Cedrus Atlantica ou Growth Partners Capital apresentar-se-ão aos participantes.

No speaker’s corner Innov Talks abordar-se-ão temas que vão desde a importância da transferência de conhecimento, das necessidades de recrutamento e retenção de talento, às cripto-moedas, à inovação social e ao projeto “Bauhaus Seas Sails”; e nas Masterclasses os participantes ficarão a saber algumas dicas como apresentar-se e promover-se no mercado.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento, potenciando a sua valorização e comercialização, através de um conjunto de iniciativas que permitam uma maior e melhor articulação entre as empresas e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e promovam internacionalmente o Sistema Nacional de Inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 + nine =