Apps for Good chega à Polónia com a maior competição de aplicações criadas por jovens

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Programa educativo Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo; Doze equipas de jovens vão fazer o pitch, expor as suas aplicações e a equipa vencedora estará presente no Evento Final que decorrerá em Lisboa.

A maior competição pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais chegou à Polónia. O Apps for Good Portugal, programa educativo apoiado pelo Ministério da Educação que pretende que os jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo, vai realizar hoje, de forma virtual, o primeiro Encontro Regional naquele país .

Doze equipas de jovens polacos vão fazer um pitch de 3 minutos e expor as suas aplicações perante um júri constituído por representantes dos apoiantes e parceiros do programa. A melhor solução tecnológica polaca escolhida pelo júri estará no Evento Final, no dia 17 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, numa iniciativa financiada pela Fundação Manuel António da Mota e pelo EIB (European Investment Bank Institute).

Entre as doze equipas de alunos e professores polacos que vão estar em competição estão aplicações como a ‘EcoFuture’ que pretende resolver o problema da poluição ao ajudar a selecionar, reconhecer e a encontrar diferentes tipos de lixo e o caixote apropriado; a ‘Slow Down’ que aponta para um estilo de vida saudável, mais relaxado, longe do trabalho e das relações digitais; a ‘Second Brain’ que quer inspirar a sociedade a ler, tornando as leituras confortáveis e acessíveis a todas as faixas etárias; ou a ‘World Kids’ que foi criada para encontrar formas de as crianças passarem mais tempo longe da televisão e do computador.

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

Para assistir ao 1º Encontro Regional Virtual do Apps for Good na Polónia basta fazer a inscrição neste site e será enviado um link para acompanhar o encontro online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + eighteen =