Black Friday: Prepare a sua empresa

Imagem de Alterio Felines por Pixabay

Pare tudo o que está fazendo e anote a data da Black Friday deste ano: 29 de novembro de 2019. Um dos dias mais esperados por comerciantes e consumidores, que acontece na última sexta-feira de novembro, já está se aproximando! Por isso, queremos saber: você já organizou o estoque da empresa?

Para que tudo saia conforme o planejado e o negócio consiga lucrar sem complicações posteriores com os clientes (especialmente por oferecer produtos que sequer constam no estoque), é preciso se preparar o quanto antes.

Pensando nisso, criamos um conteúdo visando ajudar a organização do estoque da sua empresa. Sim, ainda dá tempo de lucrar com a Black Friday, acompanhe!

A organização é a chave para o sucesso

Todo ano é a mesma coisa: o site Reclame Aqui registra inúmeras reclamações de consumidores insatisfeitos com a Black Friday. E não é para menos: como muitas empresas não têm uma gestão empresarial eficiente, acabam se complicando com produtos em falta no estoque ou que acabam em questão de poucas horas — o que frustra muitos clientes.

Primeiramente, entenda que a organização é a chave para o sucesso. Para a Black Friday, por exemplo, você deve:

  • otimizar a gestão do estoque e a armazenagem de produtos e decidir se é melhor comercializar itens novos ou queimar o estoque parado;
  • ser transparente na divulgação e nos processos (propagandas enganosas apenas mancham a reputação da empresa e afastam consumidores);
  • entender, com antecedência, o que os clientes procuram;
  • garantir que o site da empresa estará preparado para o aumento no número de acessos;
  • começar, o quanto antes, a divulgar em redes sociais que a sua empresa participará da Black Friday.
Imagem de Markus Spiske por Pixabay

A gestão de estoque na Black Friday: dicas estratégicas

O bom e velho planejamento, com papel e caneta, pode ser útil. Empresas que já investem em crescimento e contam com um sistema ERP, no entanto, têm uma vantagem significativa.

Se esse for o caso do seu negócio, peça para um membro da equipe analisar os dados dos relatórios de vendas do ano anterior para que vocês saibam quais produtos mais tiveram saída e quantos itens foram vendidos — essa previsão de vendas ajuda a definir o estoque mínimo necessário para este ano.

Então, vamos às dicas? Para se planejar, considere seguir as seguintes etapas:

  1. Contabilize os itens disponíveis no estoque atualmente, principalmente aqueles que já estão parados há muito tempo;
  2. Defina quais produtos serão comercializados com desconto e verifique se vale a pena liquidar os produtos parados/com baixa saída;
  3. Determine o estoque mínimo para os itens que, possivelmente, serão mais vendidos;
  4. Realize cotações com fornecedores desde já para obter os melhores preços e não ficar sem produtos no grande dia.

E atenção: no dia 29, deixe claro para os consumidores se há poucas unidades disponíveis de um item ou se determinado produto já esgotou.

Imagem de gonghuimin468 por Pixabay

O papel de um ERP na organização do estoque

Apesar de ganhar a fama de “Black Fraude” no Brasil, a Black Friday continua sendo sinônimo de aumento nas vendas, não é?

Em períodos promocionais, é imprescindível se planejar e se organizar previamente, como já vimos no tópico anterior — e com um bom ERP torna isso muito mais fácil, já que o sistema centraliza dados e otimiza processos relacionados às áreas financeira, de vendas, de compras e, claro, de estoque! Com ele, você pode:

  • visualizar, rapidamente, quantas unidades de determinado produto ainda há no estoque e controlar estoque mínimo e máximo;
  • realizar o controle de compras;
  • economizar ao fazer cotações online (o que também ajuda o fornecedor a atender a sua demanda com antecedência);
  • fazer a transferência de estoque entre lojas;
  • gerar etiquetas personalizadas.

Além disso, como o sistema funciona de maneira integrada, é possível:

  • emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários;
  • gerar Relatórios Gerenciais para analisar a situação das vendas e finanças;
  • realizar conciliação bancária com facilidade;
  • acompanhar o Fluxo de Caixa.

E muito mais!

Então, caso você ainda não utilize um sistema automatizado como apoio à gestão empresarial, considere usar um sistema ERP. Além de ser fundamental para a Black Friday, ele é importante ao longo do ano para otimizar processos e aumentar a produtividade da sua equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + fifteen =