Bluegrowth entra no mercado global da robótica submarina

A consultora tecnológica portuguesa especializada na economia do mar – Bluegrowth – e um dos líderes mundiais de robótica submarina ligeira – Subsea Tech – estabeleceram um acordo que alcança o mercado global da robótica submarina aplicada a inspeções, vigilância e operações de manutenção, reparação e resgate subaquático.

Por ocasião da participação no maior salão mundial de tecnologias oceânicas – Ocean Business 2019 – em abril, em Southampton, no Reino Unido, a Bluegrowth e a Subsea Tech formalizaram um acordo de cooperação tecnológica que visa reforçar a competitividade global de ambas organizações.

No contexto da aliança luso-francesa, a Bluegrowth irá criar em Portugal do primeiro centro de excelência para a formação, reparação e manutenção de robótica submarina ligeira. Para os investidores da consultora tecnológica portuguesa, especializada na Economia do Mar, “este investimento procura colmatar as lacunas do tecido empresarial português que estão na génese da incipiente taxa de adoção tecnológica nas atividades emergentes ligadas ao mar”.

Num outro plano, a integração de competências e ativos tecnológicos de ambas as empresas, permitirão reforçar a oferta internacional de produtos e serviços que atendam às necessidades de inspeção, manutenção, reparação e resgate subaquático, em segmentos de mercado como: a aquacultura offshore, a náutica de recreio, os portos e transportes marítimos e outras relacionadas com a gestão de infraestruturas críticas submersas.

Custódia Rebocho, Presidente da Bluegrowth, destaca que “a digitalização e a robotização da Economia Azul há muito que saíram da esfera da ficção”. Salienta o caso da aquicultura na costa atlântica portuguesa, assinalando que “a dependência exclusiva nas capacidades humanas será sempre insuficiente para alcançar um estágio de desenvolvimento aceitável, enquanto a vida e o património estiverem em risco no mar.” Neste contexto, a líder da tecnológica portuguesa acredita que “a curto-prazo, os países da Bacia do Atlântico irão estimular uma transição de paradigma assente na ação humana no mar, para um novo alicerçado na robotização dos processos”.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBanco BEM o banco para as empresas
Próximo artigo7 Passos para se tornar um empreendedor
Avatar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 5 =