Casa do Impacto e London School of Economics criam hub de empreendedorismo

Generate Accelerator Programme
Foto: Casa do Impacto

A incubadora de empreendedorismo e inovação social da Santa Casa da Misericórdia vai acolher o primeiro hub europeu da LSE Generate fora do Reino Unido. Criada pela London School of Economics and Political Science (LSE), para potenciar a construção de negócios socialmente responsáveis, a LSE Generate e a Casa do Impacto pretendem criar em Lisboa um polo de apoio ao empreendedorismo e inovação para ex-alunos da universidade inglesa.

“O cenário do empreendedorismo em Portugal está em ascensão. Lisboa tem sido um íman para a inovação e empresas e, em breve, vai tornar-se a capital de startups do sul da Europa”, sublinhou Laura-Jane Silverman, diretora da LSE Generate. “Em particular, na Casa do Impacto abundam ideias de negócios de impacto e purpose-driven. O mindset capacitador e empreendedor da nossa parceira, a existência de um ecossistema forte, principalmente quando vamos para um sítio onde não temos network local prévio, tornam esta parceria muito entusiasmante. Não vamos chegar e trancarmo-nos nos escritórios, as nossas portas estarão sempre abertas”, acrescentou.  

O hub português da LSE Generate vai incluir competições de financiamento, eventos, oportunidades de networking e uma aceleradora, o Generate Accelerator Programme, já com dois programas anunciados: o Launch e o Live (inclui acomodação), destinados a fundadores em estágios iniciais para que criem conexões duradouras entre empreendedores ambiciosos e novos ecossistemas, através de eventos comunitários com líderes do setor, mentores especializados e benefícios exclusivos, ao mesmo tempo que potenciam a sua rede internacional.

Por seu turno, a comunidade da Casa do Impacto terá acesso a uma rede de empreendedores e inovadores de todas as partes do globo através da qual poderão procurar apoio mútuo, informação e motivação.

Esta parceria concederá também acesso direto à pesquisa de dissertações de doutoramento e mestrado ligadas ao Impacto, acesso a uma rede exclusiva de investidores londrinos, possibilidade de admissão em programas de diversidade e ofertas de apoio, incluindo eventos para mulheres fundadoras, possibilidade de colaborações entre programas de mentoria das duas entidades, e ainda uma série de eventos dirigidos pela equipa, alunos e alumni da LSE.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, “Com a vinda da LSE Generate para a Casa do Impacto contamos alavancar ainda mais Lisboa e Portugal como o centro do empreendedorismo e inovação de impacto, colocar o nosso nome lá fora, inspirar e capacitar mais empreendedores e negócios para a sustentabilidade. Estamos totalmente alinhados para o que virá a seguir.”

Atualmente, a Casa do Impacto alberga mais de 250 empreendedores e perto de 50 startups alinhadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. “É a nova geração de empreendedores: criam negócios inovadores, financeiramente sustentáveis ao mesmo tempo que resolvem os problemas sociais e ambientais com que tanto nos debatemos”, explica Inês Sequeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + 1 =