CoLAB Food4Sustainability aposta na Agricultura Regenerativa

Imagem de RitaE por Pixabay

EIT Food e o laboratório colaborativo Food4Sustainability vão organizar um webinar sobre agricultura regenerativa. “A revolução sob os nossos pés: explorar a agricultura regenerativa” é o nome do webinar que será levado a cabo no dia 29 de julho pelo Food4Sustainability (F4S), em parceria com a principal rede de inovação alimentar da Europa: EIT Food.

O evento será acessível online e contará com a presença de palestrantes do EIT Food, que irão abordar a agricultura regenerativa como uma forma de melhorar a qualidade alimentar, zelar pela subsistência dos agricultores e promover a sustentabilidade e qualidade da terra.

Este webinar pretende trazer à discussão o tema da agricultura regenerativa, como uma forma de melhorar a qualidade alimentar e da terra. “Não podemos ter alimentos de qualidade se o solo não estiver em boas condições e capaz de servir de lar para plantas e microrganismos”, expõe o laboratório colaborativo localizado em Idanha-a-Nova, em comunicado, acrescentando que “todos somos responsáveis pelos alimentos que consumimos.”

Pata os responsáveis do CoLAB F4S é fundamental viabilizar a discussão sobre os desafios ainda por ultrapassar na agricultura, onde ainda se utilizam práticas pouco sustentáveis como a exploração massiva dos solos e a utilização de produtos químicos.

“A má qualidade dos solos advém das práticas pouco sustentáveis utilizadas no passado, como a utilização massiva e insustentável da terra e a elevada utilização de fertilizantes, herbicidas e inseticidas. Práticas como estas levaram à perda de biodiversidade do solo, resultando em culturas e produtos alimentares de baixa qualidade”, sublinha o comunicado do CoLAB F4S.

Nesse sentido, o webinar irá destacar os mais recentes avanços tecnológicos que irão assegurar formas mais sustentáveis de preservar os bens naturais, especialmente aqueles tão cruciais como a fertilidade e a vida do solo. Ainda, irá destacar a importância de trabalhar em conjunto com a natureza para inverter as alterações climáticas. De acordo com o EIT Food, se os solos do mundo armazenarem apenas 0,4% mais carbono todos os anos, isso poderia compensar todas as emissões de CO2 feitas até à atualidade.

Este será o último webinar do ciclo “Solos saudáveis, vivos e resilientes”, organizado pelo F4S, está em linha com a iniciativa “The Regenerative Agriculture Revolution” lançada pelo EIT Food cujo objetivo global é ajudar os agricultores e as empresas agro-alimentares a adotar práticas agrícolas regenerativas e sensibilizar o público para os importantes benefícios para a saúde, ambiente e economia de uma alimentação regenerativa. Os interessados em participar poderão fazê-lo no dia 29 de julho, pelas 16h de Lisboa, via Zoom, registando-se previamente neste link.

Um Laboratório Colaborativo, ou CoLAB, é uma organização associativa que reúne universidades e empresas, com o objetivo de promover a investigação e a inovação numa área específica de atividade. No caso do Food4Sustainability CoLAB, a meta é resolver problemas de grande escala em sistemas alimentares de base biológica (por exemplo, rações, peixe, algas, vegetais) para a resiliência climática e através de uma mudança dos atuais processos de produção agroalimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 + thirteen =