Competição Apps for Good hoje em Lisboa

Foto de Apps for Good

A 7ª Edição do Apps for Good decorre hoje, dia 25 de junho, em formato totalmente online. No evento, 85 equipas de jovens vão fazer o pitch, expor as suas aplicações. As melhores vão participar no Evento Final em setembro. Com este programa a Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo.

Um total de 85 equipas de jovens entre o 5º ano e o 12º ano vão participar na fase eliminatória do programa para educação tecnológica patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. No evento as equipas vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas Apps que solucionam problemas reais.

No final desta fase serão escolhidas 11 finalistas representado a Região Centro-Sul que, juntamente com outros 11 finalistas da Região Norte, constituirão as 22 equipas que estarão presentes no Evento Final em Lisboa a 29 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Além das 11 soluções finalistas será ainda conhecido e entregue o Prémio do Público, atribuído à solução que tiver mais votos. O Público poderá votar na sua solução favorita até dia 25 de junho às 16h30 aqui: https://cdi.org.pt/encontro-regional-centro-sul-7a-edicao/

O Encontro Regional Centro-Sul irá apresentar também o piloto realizado numa escola de um Estabelecimento Prisional, bem como o anúncio do lançamento oficial da app ‘ReAPP’ – que pretende combater o desperdício e a redução dos resíduos sólidos urbanos – que venceu o Prémio Cooler Planet na 6ª Edição do Apps for Good.

O Encontro Regional Centro-Sul do Apps for Good terá ainda um conjunto de palestras de vários oradores como José Vítor Pedroso (Diretor-Geral da Educação), João Baracho (Diretor-Executivo do CDI Portugal), Jorge Monteiro (Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais), Cláudia Montenegro (Galp), Gonçalo Cardoso de Pina (BNP Paribas), Teresa Godinho (Direção-Geral da Educação), Matilde Buisel (Gestora de Projeto do programa Apps for Good Portugal).

Entre as 85 equipas de alunos e professores que vão estar em competição encontramos aplicações como a ‘SolidaryFood’, que pretende ajudar os supermercados a solucionar o problema de comida desperdiçada; a ‘Anonly’, que destina-se a ajudar pessoas a resolver problemas de solidão e do foro psicológico; a ‘CovidChecker’, que tem como objetivos facilitar o rastreio de casos suspeitos de Covid, controlar os casos ativos e diminuir a transmissão do vírus; a ‘Ladies’, que serve para ajudar as mulheres vítimas de assédio e de violência doméstica; a ‘SavePets’, que pretende ajudar a diminuir o número de animais em perigo; entre muitas outras.

Para assistir e acompanhar online o Encontro Regional Centro-Sul da 7ª Edição do Apps for Good em Portugal basta fazer a inscrição aqui: https://hopin.com/events/encontro-regional-centro-sul

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + 13 =