Concurso Montepio Acredita Portugal – Guia do participante

Participantes na final da IX Edição do concurso
Imagem de Empreendedor.com

O objetivo da Acredita Portugal é ajudar qualquer pessoa com uma ideia a desenvolvê-la num negócio. Para isso criou-se o concurso Acredita Portugal, que se tornou o maior concurso português de empreendedorismo.

Como comemoração da 10º edição do concurso Montepio Acredita Portugal, este ano o concurso conta com uma edição especial, onde se destaca um programa de aceleração inovador, seguido de um período alargado de mentoria e mais de 500.000€ em prémios.  Os participantes vão ainda ter a oportunidade de contactar e surpreender os muitos investidores durante o caminho. 

O concurso é composto por 5 fases: online; semifinais; programa de aceleração; período de mentoria e avaliação final (ver aqui em mais detalhe). A final do concurso é marcada por uma gala onde os finalistas têm a oportunidade de apresentar o seu projeto a mais de 1000 pessoas.

O concurso passo a passo

As inscrições decorrem até 1 de Março, depois inicia-se a primeira etapa da fase online. Nesta etapa os concorrentes devem detalhar por escrito a informação geral da ideia. A partir de 16 de Março transita-se à segunda etapa, em que os participantes descrevem o modelo de negócio que esperam seguir.

Na terceira etapa, que começa a 30 de Março, os concorrentes devem realizar entrevistas aos seus potenciais clientes, de modo a entender quais os pontos fortes e a melhorar na ideia. A quarta e última etapa inicia-se dia 13 de Abril na qual devem construir o plano financeiro, o mais realístico possível, estimando os custos e receitas do seu negócio. Esta fase termina a 26 de Abril.

Depois das fases online terminadas, a equipa da Acredita Portugal irá selecionar e anunciar, no dia 4 de Maio, os 150 projetos que passam às semifinais. Nesta altura os participantes selecionados devem confirmar a sua disponibilidade para realizar um pitch de 3 minutos, frente a um painel de júris, no dia 16 de Maio, em Lisboa.

Após o pitch, o júri delibera a avaliação, seriando os finalistas do concurso, que serão informados por email, até dia 20 de Maio. Nas 6 semanas seguintes, todos os sábados, os finalistas irão participar num programa de aceleração ministrado por conceituados especialistas nacionais, e incidirá em áreas específicas como treino de pitchs, mentoria, formações de empreendedorismo, networking e muito mais.

Após esse período – de 28 de junho até 5 de Setembro – cada projeto finalista contará com acompanhamento num programa alargado de mentoria personalizada, durante a qual o empreendedor irá aplicar o valor transmitido durante as sessões do programa de aceleração e alavancar o desenvolvimento do projeto antes de ser apresentado ao júri final.

Imagem de Empreendedor.com

Na avaliação presencial ao Júri Final, que decorrerá à porta fechada no dia 6 de Setembro, cada projeto fará pitch perante um painel de júri especializado que define quem são os vencedores em cada categoria do concurso. Os resultados, no entanto, só serão conhecidos no dia da Gala de Entrega de Prémios.

Além da Gala, que encerra o concurso, cada projeto finalista tem a oportunidade de participar numa feira empreendedora que decorre durante o evento, e que constitui uma ocasião para mostrar o seu projeto às centenas de pessoas, entre parceiros, investidores, CEO’s de empresas, e público interessado no ecossistema empreendedor, que todos os anos assistem à final do Concurso Montepio Acredita Portugal.

*O Empreendedor é media partner do Concurso Montepio Acredita Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen + 3 =