Concurso Montepio Acredita Portugal promove semana virtual de empreendedorismo

Foto de Empreendedor

A 10ª edição do maior concurso de empreendedorismo do país tem este ano uma semana dedicada ao debate sobre o ecossistema empreendedor português. A “MAP Virtual Week” é uma iniciativa que junta dezenas de oradores para uma discussão abrangente sobre investimento, tecnologia e os desafios da economia social e sustentabilidade.

Estreando um formato online, o evento decorre entre 12 e 18 de outubro e é a primeira grande iniciativa dedicada ao Empreendedorismo no contexto pós-COVID-19 em Portugal. O evento conta também com uma feira virtual onde serão apresentados os projetos a concurso na edição deste ano.

“No ano em que alcançamos uma década de história do Concurso, e face ao contexto atual, fez-nos todo o sentido reunirmos alguns dos principais intervenientes e mentores do ecossistema empreendedor em Portugal para conjugarmos experiências, visões e metas para o futuro do País”, explica Fernando Fraga, CSO da Acredita Portugal.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição no site da iniciativa. “A MAP Virtual Week é, essencialmente, uma iniciativa de partilha, destinada a disponibilizar conhecimento sobre o que significa hoje ser Empreendedor e o que tal deverá significar amanhã, e dotar todos os interessados de ferramentas que possam introduzir na atuação das suas empresas e no desenvolvimento dos seus projetos”, sublinha o responsável pela associação Acredita Portugal.

A sessão de abertura contará com o testemunho de André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, que dará o mote para um dos principais temas de discussão: a transformação digital e o seu papel nas mudanças organizacionais das empresas e negócios tradicionais.

“Queremos, acima de tudo, capacitar um segmento relevante de ‘fazedores’ que, perante um cenário de desafios acrescidos, pode ter uma palavra a dizer na formulação de novas ideias, na mobilização de recursos e na revitalização da economia. Queremos que esta seja uma plataforma de incentivo e ação para potenciar o espírito empreendedor dos Portugueses”, salienta Fernando Fraga.

Foto de Empreendedor

MAP Virtual Week – sessões e oradores

Ao longo de sete dias serão mais de 30 debates e dezenas de oradores, dos quais se destacam:

“2020: Quais as oportunidades trazidas pela crise económica e sanitária?” – Tim Vieira (CEO, Brave Generation), Helena Maio (Advisor, Portugal Ventures), Pedro Bandeira (Founder e CEO, Core Angels) e Isabel Neves (Vice-presidente, FNABA – Federação Nacional de Business Angels) refletem sobre as oportunidades trazidas pela crise da COVID-19 e o modo de as aproveitar ao longo dos próximos anos.

“O papel da economia social no novo Portugal” – Fernando Amaro (Diretor da Área da Economia Social, Banco Montepio), Sérgio Barroso (Conselho Nacional da Fundação Aga Khan Portugal), Tânia Marques (Project Development Coordinator, IPAV – Instituto Padre António Vieira) e Filipe Almeida (Presidente, Portugal Inovação Social) apontam o futuro da economia social em Portugal, o que está a mudar no setor e de que forma as organizações se podem adaptar a essa nova realidade.

“Portugal no mundo: Os desafios da internacionalização” – José Correia (Diretor Geral, Milk Dynamics), Pedro Silveira (Direção Comercial, AICEP) e Miguel Pina Martins (CEO, Science4you) apontam os maiores desafios que se colocam à internacionalização das empresas em Portugal e de que modo, num mundo cada vez mais digital, pode Portugal afirmar-se como um player relevante no empreendedorismo global.

“Empreendedorismo em Portugal: Quais os próximos passos?” – Ana Marques (Rede Nacional de Incubadoras), José Vale (Direção de Empreendedorismo e Inovação, IAPMEI), Diogo Bhovan (CEO, Cron.Studio) e Fernando Fraga (Acredita Portugal) avaliam o boom do empreendedorismo em Portugal nos últimos anos e os próximos passos para este ecossistema num momento em que, das incubadoras locais ao Web Summit, Portugal se tornou uma “Nação Startup”.

Foto de Virtual Fair

Da MAP Virtual Week fazem ainda parte uma feira de empreendedorismo digital para os projetos a concurso nesta edição do Montepio Acredita Portugal, meet ups e webinars temáticos, momentos de mentoria e sessões abertas que permitirão a qualquer pessoa endereçar perguntas a personalidades do setor do Empreendedorismo em Portugal.

A iniciativa é organizada em parceria com a Virtual Fair e desenvolvida pela Media Invest. Tem também o apoio do Empreendedor.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + fourteen =