COTEC capacita empresas tecnológicas portuguesas para entrada em mercados internacionais

Foto de rawpixel.com no Freepik

O Programa CONNECT 4.0, promovido pela COTEC Portugal, visa capacitar as empresas tecnológicas portuguesas para entrar nos mercados internacionais, acelerando o desenvolvimento e o crescimento de seus negócios. O programa arranca em junho e espera-se que abranja cerca de 150 empresas até o final do ano.

Em Portugal, o setor de tecnologia da informação é composto por aproximadamente 15.000 empresas, que empregam mais de 97.000 colaboradores qualificados e geram receitas superiores a 7.117 milhões de euros. No entanto, as receitas provenientes de mercados externos representaram, em 2020, cerca de 2.158 milhões de euros, correspondendo a 37% das receitas totais do setor. Apesar de um notável crescimento médio anual de 21% nos negócios internacionais entre 2015 e 2020, a representatividade das exportações no setor de tecnologia ainda é substancialmente inferior à média nacional.

Nesse sentido, a COTEC Portugal vê essa iniciativa como uma oportunidade para promover a oferta tecnológica, estimulando novas formas de internacionalização das empresas do setor para que sejam mais eficientes e aproveitem ao máximo a realidade global dos marketplaces digitais.

“O CONNECT 4.0 será uma contribuição importante para fortalecer as condições de internacionalização das empresas portuguesas do setor 4.0, incentivando a soberania digital, o aumento das exportações tecnológicas e a visibilidade internacional de nosso país”, salienta Jorge Portugal, Diretor Geral da COTEC Portugal.

Para alcançar esse objetivo, o programa aproveitará a posição internacional das empresas estabelecidas em Portugal que já têm acesso a mercados externos (empresas “âncora”), aproveitando o efeito de arrastamento. Altice, Brisa, Glintt e Siemens são as empresas “âncora” que já abraçaram o projeto e que sediarão eventos de capacitação para PMEs nas suas instalações. A primeira sessão ocorrerá em 13 de junho, nas instalações da Altice Labs, em Aveiro.

Lançamento da plataforma CONNECT em junho

A plataforma CONNECT será baseada na plataforma digital multilateral Bridgewhat, que será o veículo operacional para capacitar e treinar as empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas online, bem como nas interações com empresas estabelecidas em mercados internacionais (chamadas “âncoras”) em ambientes reais de marketplace online.

A plataforma permitirá uma abordagem de “capacitação” voltada para a atuação prática e experimentação, ombinado com ferramentas de análise e compartilhamento de experiências de especialistas por meio de conteúdos escritos ou vídeos. Através da plataforma, também será possível entrar em contato com as empresas âncora, adquirir conhecimento sobre estratégias de internacionalização, desenvolver habilidades de marketing e geração de leads, bem como estabelecer sinergias com outros participantes do programa.

O programa CONNECT 4.0 faz parte de um projeto com o mesmo nome, promovido também pela COTEC e desenvolvido em colaboração com a AICEP, entre outros parceiros, com o propósito de capacitar as empresas nacionais de tecnologia 4.0 para entrar nos mercados internacionais. A iniciativa é cofinanciada pela COTEC e pelo programa COMPETE 2020 e representa uma oportunidade para promover o crescimento internacional das empresas portuguesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five + 10 =