Empreendedorismo em tempos desafiadores

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Vivemos tempos desafiadores, onde a capacidade humana de gestão está sendo colocada à prova, diante de uma emergência humanitária e de saúde. Em épocas do novo Coronavírus, onde os números de casos confirmados no mundo já superam a marca de 1 milhão, pelo menos enquanto escrevo esse artigo, quem está na linha de frente das decisões sofre toda a pressão.

Mas, diante da conjuntura atual, enquanto muita gente está preocupada em lidar com a crise, há quem enxergue o momento económico como uma grande oportunidade para empreender. No mundo dos negócios, seja gestores, empresários ou donos de um negócio dos mais diversos setores, motivados não apenas pelo instinto de sobrevivência de suas empresas, mas também por um espírito de colaboração e solidariedade, estão aproveitando sua imaginação, atrelada à sua experiência de empreendedores e à sua capacidade de inovar, para gerar respostas não convencionais frente à pandemia.

De facto, o empreendedorismo tem papel central em um cenário altamente volátil e instável. É por meio da iniciativa empreendedora, que será possível inovar e criar soluções criativas com o propósito de oferecer uma contribuição relevante à sociedade, pois ajuda a desenvolver novos produtos e serviços de valor para o mercado de consumo e, assim, a economia cresce, surge novos postos de trabalho e, ao final do ciclo, a qualidade de vida de uma população melhora.

Por isso, perceber o empreendedorismo é essencial, mesmo quando os obstáculos parecem intransponíveis. As pessoas com perfil empreendedor estão sempre ligadas às tendências, ao diferente, sendo mais destemidas ao arriscar. Elas saem da sua zona de conforto, e ultrapassam o plano das ideias, por acreditarem no seu poder de realização e na sua capacidade de engajar e inspirar os outros a seguirem alinhados no mesmo objetivo.

É lógico que cada momento pedirá determinadas precauções, mas para os otimistas é possível sair na frente, obter negociações diferenciadas e até mesmo abrir um novo negócio. Perder o foco e ficar “engessado no tempo”, esperando que as condições do mercado melhorem, é a pior atitude que um empreendedor pode ter. Isso sim pode ser o caminho certo para uma futura falência ou para colher resultados pouco favoráveis.

Adotar uma cultura de empreendedorismo, podem transformar dificuldades em oportunidades para o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. Confira dicas indispensáveis para a sua tomada de decisão:

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Analise o mercado

É fundamental fazer um trabalho de estudo e análise do mercado de forma realista e por vários ângulos para perceber o que está movimentando a economia e o nicho de mercado conforme às suas habilidades e às necessidades dos clientesSeja ousado e resiliente para inovar, pois as oportunidades são criadas por nós mesmos, diante da necessidade.

Tome cuidado com as dívidas

Planeje as suas ações para encarar o mercado com os seus próprios recursos, ou seja, respeitando os seus limites orçamentários. Mas caso você precise de algum tipo de financiamento, faça isso de modo consciente. Procure condições contratuais mais atrativas, na tentativa de não comprometer de forma considerável a sua renda.

Criatividade é o diferencial

Para vencer a concorrência em um mercado saturado, você precisa mostrar aos clientes que o seu produto tem um diferencial. A criatividade tem sempre espaço garantido em tempos desafiadores, por isso crie soluções essenciais para se tornar uma referência e garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Faça parcerias

Um bom empreendedor se relaciona com o mercado, troca informações e conhecimentos com seus concorrentes por serem um bom espelho para ações positivas e erros clássicos que podem ser evitados. Para ter sucesso você não precisa ser o único no seu ramo de atuação, você precisa é ser o melhor e as experiências podem ajudar muito a alcançar os seus objetivos.

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

Aposte nas vendas online

O marketing digital é uma boa ferramenta para criar e cultivar relacionamento com os consumidores, por terem a comodidade de não precisar sair de casa, e assim, eles passam a consumir ainda mais os produtos e serviços oferecidos pelos sites e lojas virtuais na internet. Esse é um tipo de propaganda mais barata que está trazendo retornos mais atrativos.

Invista na fidelização de clientes

É indispensável pensar na fidelização dos clientes como uma ferramenta para alavancar o negócio. Para que isso seja possível, tudo começa com um bom atendimento, de maneira otimizada e de forma a aumentar níveis de satisfação. O pós-vendas é outra forma de manter o foco no cliente. Garantir um acompanhamento das vendas, oferecendo suporte e relacionamento, é uma maneira eficaz de gerar fidelização.

Invista em capacitação e motivação

O capital humano é um dos ativos mais importantes de uma empresa e, em uma uma fase de recessão, ele se torna ainda mais relevante. Por isso, uma forma de manter o foco no seu negócio, é olhar para dentro e cuidar de quem cuida do sucesso da empresa: as pessoas. Oferecer treinamentos e capacitações ajuda a melhorar o nível e a qualidade dos serviços, além de também aumentar a motivação e o engagement.

Para termos resultados diferentes, precisamos experimentar novos caminhos, abrir novas oportunidades. Por isso, o melhor momento para investir no empreendedorismo é quando enxergamos uma possibilidade que poucos estão vendo, ou seja, quando se tem a sensibilidade de perceber o que está ao nosso redor.

Reinventar, inovar e criar soluções são metas que podem ajudar você a entender a sua oportunidade. Em tempos desafiadores é preciso aprender a utilizar as suas competências para se consolidar e crescer no mercado. O sucesso do seu negócio dependerá da sua atitude!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + one =