Empreendedorismo Jurídico: Oportunidade de Carreira para Advogados 4.0

Imagem de Sang Hyun Cho por Pixabay

Com o avanço das inovações e tecnologias no Direito, vivemos uma nova era na advocacia, onde o perfil do advogado 4.0, vem se destacando diariamente. Em resposta aos desafios do contexto atual, o caminho do empreendedorismo jurídico começou a ser ainda mais almejado e trilhado por esses profissionais, a fim de conquistar seu espaço no mercado e ser referência em suas áreas de atuação.

Dentre várias mudanças de mindset, o advogado que pretende ter uma carreira de sucesso, além de possuir competência técnica no segmento jurídico, busca desenvolver ou aprimorar a sua capacidade de gestor e empreendedor, ou seja, um conhecimento multidisciplinar sobre seus negócios, de maneira a otimizar a prestação dos seus serviços, aumentar a sua produtividade e garantir um posicionamento estratégico e muito mais colaborativo, através de soluções práticas e criativas.

No entanto, a visão empreendedora, nos moldes da Advocacia 4.0, proporciona ao profissional a busca constante por novas especializações e atualizações mercadológicas necessárias para o seu crescimento e, consequentemente, maior consciência do seu papel no âmbito empresarial junto aos atuais e potenciais clientes, pois a interatividade, agilidade e a pessoalização no atendimento garantem a fidelização.

Quais as oportunidades existem para o Advogado 4.0?

A Advocacia 4.0 é uma forma de exercer a profissão com o apoio dos recursos tecnológicos existentes para executar serviços jurídicos com mais qualidade, menos custos e em menos tempo. Na prática, dentre outros benefícios e possibilidades, um advogado pode:

  • Automatizar tarefas que antes eram executadas manualmente
  • Trazer mais excelência e agilidade na execução de serviços jurídicos
  • Se conectar com outros advogados e melhorar a captação de clientes por meio da internet
  • Analisar dados para tomar melhores decisões, diminuir custos e definir estratégias processuais
  • Precificar os honorários de forma inovadora
  • Utilizar tecnologias existentes, inovar e se diferenciar do mercado

“A grande oportunidade é reinventar a prática da advocacia com criatividade e adotar o empreendedorismo jurídico, com a mente aberta, para um futuro de possibilidades!”

O Advogado 4.0 usa recursos tecnológicos para melhorar e agilizar os seus serviços.
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Dicas para se tornar um advogado 4.0

O mercado jurídico, apesar de ser altamente competitivo e apresentar alto volume de escritórios e profissionais é repleto de oportunidades para quem deseja empreender e aprender sobre temas fora do direito. Desta forma, confira algumas dicas para se tornar um advogado 4.0 e saiba como atuar de acordo com as últimas tendências: 

Visionarismo

Além do comprometimento com o seu trabalho, sempre prezando por qualidade e eficiência, é importante que o profissional do direito tenha foco na busca por oportunidades de negócios alinhado com as inovações tecnológicas com o objetivo de aprimorar sua atuação no cenário jurídico e audácia para saber correr riscos calculados, ou seja, a coragem para pôr em prática as suas ideias ― uma ousadia consciente.

Planejamento

Para que consiga realizar qualquer ação, é preciso planejamento, incluindo principalmente conhecimentos de gestão de negócios, finanças e tempo. Isso significa pensar de forma estratégica e definir etapas, com metas precisas e prazos. Ademais, é fundamental sempre monitorar os resultados de cada fase, com o objetivo de avaliar pontos positivos e corrigir trajetórias.

Especialização

Especialmente com a presença crescente da inteligência artificial e jurimetria, para que os advogados se destaquem e mantenham-se em ascensão no mercado, é fundamental que se especializem em uma determinada área, ou seja, em um ramo bem definido, oferecendo um serviço diferenciado e especializado, desde o atendimento inicial, até o fim do trâmite processual.

Faça Parcerias

Buscar parcerias certas e confiáveis é uma ótima forma para obter maior relevância no mercado. Parceiros em potencial são aqueles que compartilham dos mesmos objetivos que os seus e têm valores comuns. Além disso, exercite o seu networking e construa uma rede de contatos sólida. O empreendedorismo exige que você vença a timidez e demonstre seus potenciais e suas habilidades, colocando em prática essa técnica de relacionamento.

Poder de Persuasão

Na atividade jurídica o poder de persuasão é algo muito pessoal, porém primordial tanto no exercício da profissão quanto na conquista e fidelização de clientes, ou seja, para o crescimento nos negócios. Trata-se de um misto de autoconfiança, habilidade para lidar com pessoas, empatia, boa comunicação, inteligência emocional e liderança.

Tecnologia: a nova ferramenta do Advogado
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Invista em ferramentas digitais para estar conectado

O mundo atual é totalmente tecnológico e oferece inúmeras ferramentas, como os aplicativos e redes sociais que são possibilidades de realizar a promoção do seu trabalho. Desta forma, é essencial que os profissionais da área jurídica repensem seus métodos de interação com o público e entendam a necessidade de uma presença forte, íntegra e sustentável no meio digital, de modo a conciliar a sua expertise com inovação, conhecimentos na área de marketing jurídico, programação, robótica, entre outros.

Utilize Lawtechs e Legaltechs

Nos últimos anos têm surgido muitas lawtechs e legaltechs como soluções para o mercado jurídico. O objetivo delas é transformar a rotina do advogado, tornando-a mais dinâmica e eficiente. Esses aplicativos oferecem ao profissional uma forma de manter o perfil inovador. Com o auxílio dessas ferramentas tecnológicas, o advogado otimiza o tempo gasto com atividades menos importantes e direciona seus esforços em tarefas nas quais ele é indispensável.

Notadamente, em um mercado tão concorrido como o da advocacia, o empreendedorismo jurídico é a oportunidade de se destacar em meio a uma oferta tão homogênea de serviços jurídicos. Um profissional do Direito 4.0 – um Advogado 4.0 – é capaz de ter um olhar diferenciado para as formas como a tecnologia impacta a sua área de atuação. Estamos falando de uma pessoa proativa, curiosa, atualizada quanto às matérias legais e às tecnologias sendo utilizadas em tempos de transformação digital para aproximar pessoas, facilitar processos e promover metodologias laborais com foco no cliente e em negócios sustentáveis, frente à tantas inovações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + 17 =