“Se acreditarem no vosso projeto, tudo é possível!”

Concurso Montepio Acredita Portugal procura novos empreendedores

Foto: Acredita Portugal

Liliana Mendes foi uma das vencedoras do Concurso Montepio Acredita Portugal. A iniciativa, que está agora na fase de candidaturas para a sua décima edição, foi uma oportunidade para alargar o leque de investidores e criar condições para internacionalizar o seu negócio.

O prazo para as candidaturas à 10ª edição do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal termina a 1 de março de 2020. Esta iniciativa, que já apoiou 90 mil projetos numa década, tem prémios no valor global de meio milhão de euros e está aberto a empreendedores de qualquer idade.

O concurso, promovido pela associação Acredita Portugal e o Banco Montepio pretende identificar, desenvolver, premiar e potenciar o lançamento de novas ideias e projetos em várias categorias, como empreendedorismo social, mobilidade, tecnologia e gestão de recursos hídricos.

Na última edição foram apresentadas a concurso mais de 10 mil ideias de negócio, entre os finalistas estava o e-Rehab, uma ferramenta online desenvolvida por Liliana Mendes, que permite a reabilitação neuropsicológica à distância, com recurso à realidade virtual, favorecendo a estimulação cognitiva e a reabilitação psicossocial de pessoas com lesão cerebral ou doenças neurodegenerativas, que acabaria vencendo, na categoria de ‘Saúde e Bem-estar’.

Se acreditarem muito no vosso projeto, tudo é possível!

Com o objetivo de inspirar novos participantes no concurso Montepio Acredita Portugal, o Empreendedor falou com Liliana Mendes, sobre o seu projeto e o balanço que faz, depois de ser uma das vencedoras do maior concurso de empreendedorismo português.   

– Como surgiu a ideia para esta plataforma de reabilitação?

– No âmbito da minha atividade profissional, senti a necessidade de aplicar aos utentes outras ferramentas que permitissem executar a reabilitação neuropsicológica de acordo com as necessidades reais dos mesmos e não existiam outras ferramentas no mercado.

– E que problemas resolve?

– O e-Rehab além de melhorar substancialmente as capacidades neurocognitivas e psicossociais, favorece a independência funcional sem ter de sair de casa e a motivação do utilizador na continuidade da intervenção neuropsicológica, com a redução de custos associados à reabilitação habitual presencial.

– Porque decidiu concorrer ao Montepio Acredita Portugal?

– Pela oportunidade de poder divulgar o produto e aprender mais sobre empreendedorismo.

– E que balanço faz do seu percurso na Acredita Portugal?

– É muito positivo. Não estava à espera do impacto que o concurso teve na minha vida e na evolução do e-Rehab.

– O que aconteceu depois de ganhar o Prémio?

– Tive várias propostas de investidores. Atualmente estou a trabalhar com dois investidores, que me estão a apoiar na evolução da plataforma e em simultâneo, concorri a um programa financiado de empreendedorismo social, onde espero que o resultado seja positivo.

– Qual foi para si a experiência mais marcante no concurso?

– Foi ter recebido um prémio, pois nunca tinha concorrido a nada. Apesar de saber que foi um trabalho desenvolvido durante sete longos anos, e de reconhecer o potencial da plataforma, não esperava ser a vencedora da categoria saúde e bem-estar.

– Quais são os próximos passos para o seu projeto?

– Melhorar a ferramenta e fazê-la chegar a vários outros países do mundo.

– Porque recomenda a candidatura ao Acredita Portugal?

– Porque quem concorre a este concurso, à partida, são pessoas que pretendem mudar alguma coisa na sua vida e que acreditam no seu projeto. Recomendo que pelo menos tentem candidatar-se e absorvam todo o conhecimento que lhes transmitam. Aproveitem a oportunidade independentemente do resultado. Se acreditarem muito no vosso projeto, tudo é possível!

– O que cada empreendedor deve ter em conta antes de se candidatar ao Acredita Portugal

– Deve ter certeza que o seu projeto tem impacto significativo na vida das pessoas de forma direta ou indireta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × four =