Empresas portuguesas juntam-se para desenvolver nova geração de veículos

Projeto BE - CEiia

Simoldes e TMG juntam-se na criação de um novo serviço de mobilidade, que combina a partilha da posse, a partilha do uso e a identificação em tempo real do nível de emissões de CO2 evitadas em cada utilização, tendo por base a plataforma tecnológica BEN4US em desenvolvimento no CEiiA.

A criação da sociedade BEN4US, que materializa esta parceria, é o primeiro passo para a criação em Portugal de condições que permitem ir do desenvolvimento à industrialização e operação de produtos e serviços de mobilidade de nova geração.

“Este novo serviço de mobilidade será um dos principais canais para colocar no mercado um novo veículo de nicho em desenvolvimento por esta parceria (BEN). A parceria é também um importante passo no sentido de preparar Portugal para conceber, desenvolver, industrializar e comercializar produtos próprios, integrando e cobrindo toda a cadeia de valor”, explicam os promotores em comunicado.

“Um caminho que passou pelo desenvolvimento de projetos para grandes construtores até ao mais recente desafio de desenvolver e industrializar em Portugal um novo veículo de nicho que responde à necessidade de antecipar a neutralidade carbónica nas cidades”, adiantam.

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), com sede em Matosinhos, concebe, desenvolve e opera novos produtos e serviços para industrias tecnologicamente avançadas nos setores automóvel e mobilidade, aeronáutica, mar e espaço.

Na área da mobilidade, o CEiiA tem atualmente em desenvolvimento vários projetos, designadamente autocarros sem emissões de dióxido de carbono, em parceria com a Caetano Bus; um microcarro, em parceria com a Toyota; um veículo de duas rodas modular em parceria com a Iberica, aos quais se junta agora o projeto BEN4US destinado a acelerar o desenvolvimento e industrialização de uma nova geração de produtos de mobilidade a partir de Portugal.

Esta parceria das empresas e centro de investigação portugueses está ligada ao programa europeu Be.Neutral que pretende acelerar o desenvolvimento e industrialização até 2025 de vários produtos de mobilidade (autocarros, veículo de 4 rodas e ebikes), dispositivos de conetividade e uma nova geração de plataformas de serviços interoperáveis, orientados para promover a neutralidade carbónica dentro dos espaços urbanos.

Nesse âmbito, a BEN4US irá dinamizar novos modelos de negócio a partir de cadeias de valor geradas em integradores de produto-serviço (existentes e a criar) em Portugal, suportadas em programas de I&D e Engenharia. Outro objetivo é o de contribuir para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e para o aumento das suas exportações de bens e serviços e do seu investimento em I&D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + six =