Sociedade de Investimento EX Capital apoia minorias no ecossistema empreendedor

Equipa de fundadores da EX Capital

Fundadores da SWORD Health lançam sociedade de investimento para dar acesso a capital e conhecimento a fundadores de startups tecnológicas com menor representatividade no ecossistema. A EX Capital terá o valor de 5 milhões de dólares, a investir nos próximos 5 anos.

A nova sociedade de investimento EX Capital foi lançada pelos fundadores da SWORD Health, Virgílio Bento e Márcio Colunas, em conjunto com a equipa inicial da empresa. A nova sociedade por quotas pretende investir em startups tecnológicas promissoras à escala global, exclusivamente para apoiar fundadores com menor representatividade e dar acesso a investimento.

“Muitos dos empreendedores mais dedicados e inovadores do mundo têm origens sem representatividade, mas continuam a receber uma parcela menor do capital de risco global” afirma Virgílio Bento, cofundador da EX Capital, “Com a nossa sociedade de investimento, queremos equilibrar essa desigualdade ao apoiar em particular empresas fundadas por empreendedores com menor representatividade, ajudando a elevar as suas ideias e estabelecer um ecossistema mais forte e mais diversificado”.

Globalmente, o financiamento através de capital de risco ultrapassou os 600 mil milhões em 2021, um aumento de quase 100% em relação a 2020. No entanto, a fatia destes investimentos dedicada a grupos sub-representados continua a ficar para trás.

Embora os números globais não estejam disponíveis, a realidade é que estes empreendedores não representados recebem menos recursos. A título de exemplo, os fundadores afro-americanos e latinos levantaram apenas 2,4% do capital de risco total, e mais de 80% do financiamento de capital de risco tem sido alocado a homens brancos.

Ainda assim, o valor total investido em startups fundadas por afro-americanos teve um aumento de 281% em 2021, porém o número de startups que receberam esse financiamento diminuiu.

Além da clivagem étnica, também a lacuna de género se tem acentuado quando, por exemplo em 2021, as mulheres empreendedoras receberam menos financiamento do que nos anos anteriores, ou startups com mulheres fundadoras apenas angariaram 2% do capital de risco em 2021.

Os fundadores da EX Capital pretendem assim não só dar acesso a capital mas também ao conhecimento da equipa de fundadores da SWORD Health, dirigindo-se especialmente a empresas e empreendedores fundadores com menor representatividade no ecossistema, minorias étnicas, raciais, sociais e de género.

O objetivo é maximizar o potencial e as probabilidades de sucesso de startups tecnológicas globalmente promissoras, independentemente do seu local de fundação, género, raça ou etnia dos seus fundadores.

A equipa de gestão da EX Capital é composta pelos fundadores da SWORD Health, entre os quais o seu CEO, Virgílio Bento, mas também pelo seu co-fundador Márcio Colunas, e por membros da equipa fundadora André Eiras, Fernando Correia e Ivo Gabriel, porém a EX Capital é uma unidade independente e autónoma da SWORD Health tendo apenas uma ligação aos seus fundadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 6 =