Milestone lança solução que prevê o comportamento dos colaboradores

Foto por Magnet.me no Unsplash

Solução tecnológica de apoio à gestão de recursos humanos analisa e antecipa tendências e comportamentos dos colaboradores em tempo-real, através de inteligência artificial e Machine Learning. A plataforma da Milestone avalia indicadores de felicidade, envolvimento e desenvolvimento de cada elemento da organização e apresenta sinais de alerta para que as equipas de RH e todos os gestores de equipas alterem a sua estratégia ou antecipem problemas.

A HXM Analytics é uma solução de analítica avançada para gestão de recursos humanos que não só prevê e antecipa a saída de profissionais, necessidades, descontentamento ou problemas de motivação, como também ajuda os gestores a desenhar propostas e benefícios à medida de cada perfil de colaborador, permitindo o acesso a indicadores de felicidade, envolvimento e desenvolvimento de cada elemento da organização.

Através de inteligência artificial e Machine Learning, esta solução analisa permanentemente toda a informação profissional e pessoal dos colaboradores, e oferece uma visão holística e integrada do ciclo de vida dos mesmos às equipas de recursos humanos e aos líderes das empresas, de uma forma simples e intuitiva.

“Quando contratamos um recurso tendemos a olhar exclusivamente para o seu percurso, perfil e competências profissionais. Mas um recurso é bastante mais do que isso. São acima de tudo pessoas com personalidades, experiências e estágios de vida diferentes que condicionam fortemente os seus objetivos profissionais, ambições, prioridades e motivação”, disse Jorge Afonso, Manager de Analítica Avançada da Milestone.

A Milestone é uma empresa portuguesa de consultoria e de soluções tecnológicas. Com escritórios na Suíça e Peru, emprega atualmente mais de 130 colaboradores nas áreas de Business Operations, Performance & Analytics, Infrastructure solutions e Maintenance & Support.

“Esta solução analisa permanentemente, e em tempo-real, todos estes fatores, pessoais e profissionais, e dá acesso a uma visão agregada daquele profissional. Consegue dizer-nos se ele é a pessoa mais ajustada para um cargo, se está feliz, motivado, descontente, se o plano de compensação e benefícios é o melhor para ele, se o seu comportamento espelha algum problema, e em última caso, se está prestes a deixar a empresa. Esta é uma informação valiosíssima para quem gere pessoas.”

A solução trabalha os três pilares fundamentais numa boa liderança desta experiência humana na organização designadamente a atração da pessoa certa para o lugar certo, no momento certo, através da identificação do perfil correto (competência, experiências profissionais e pessoais, estágio de vida, gostos, entre outros) mais ajustado à função, empresa equipa e cultura; o desenvolvimento desse talento, com foco nos objetivos e com base numa boa experiência, permanente feedback e formação ajustadas; e a retenção através de processos e ferramentas de compensação, reconhecimento e identificação de top talents, baseado em factos em tempo real.

Foto por Sincerely Media no Unsplash

Pandemia aumentou procura por estas ferramentas

A pandemia trouxe consigo novos modelos de trabalho, novos mecanismos de comunicação, empurrou as pessoas a redefinirem os seus propósitos e prioridades e ergueu uma série de barreiras e desafios à gestão de RH das organizações.

De acordo com o relatório Gallup 2021, 51% dos colaboradores afirmam estar à procura de novas oportunidades de trabalho. Cerca de 7 em cada 10 empregados estão a atravessar um período de luta e/ou sofrimento nas suas vidas, e 80% não estão envolvidos no trabalho. Esta falta de envolvimento custa à economia global 8,1 triliões de dólares, quase 10% do PIB, em produtividade perdida todos os anos.

“A informação que o HXM Analytics oferece é crucial para os gestores conseguirem ajudar os seus colaboradores a crescer, a serem felizes, a alcançar as suas metas, a endereçar as suas necessidades. Cada caso é um caso. Não há um modelo de gestão igual para todos, porque todos são diferentes”, sublinhou Jorge Afonso.

O HXM Analytics consegue endereçar as principais fases do ciclo do colaborador, desde o seu início na empresa à sua reforma: Attration, Recruitment, Onbording, Engagement, Performance, Development, Sucession e Retention. O centro de Analítica Avançada desenvolveu os grupos com base em técnicas de profiling e os perfis, ou personas, indexadas a cada um dos ciclos de vida do colaborador.

Jorge Afonso, Manager de Analítica Avançada da Milestone

“O negócio cresce graças às pessoas. Está no interesse das empresas ter colaboradores felizes, motivados, que vestem a camisola. Aumentar a produtividade, reduzir a taxa de absentismo, lutar contra de designada Great Resignation”, disse o mesmo executivo da Milestone.

“Esta solução dá todas as dicas e apresenta todos os sinais de alerta para que as equipas de RH e todos os gestores de equipas façam o seu trabalho de forma correta. Inclusive ao indicar que um colaborador apresenta sinais de descontentamento, e que poderá sair, permite que as empresas encontrem uma alternativa mais rapidamente, reduzindo os custos e o risco de falta de mãos de obra na empresa.”

O HXM Analytics estará disponível no modelo de licenciamento para todo o tipo de mercados e tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 5 =