Enotécnica: A Feira para a Inovação e Sustentabilidade da Viticultura

Na foto: Pormenor do cartaz da Enotécnica 2024

A Enotécnica, o maior evento profissional dedicado à Viticultura e Enologia, volta à Exponor após 16 anos, reafirmando-se como palco privilegiado para a promoção do setor dos vinhos. O destaque desta edição vai para o Espaço Vine&Wine, reunindo empresas do consórcio que está a transformar a indústria vitivinícola em Portugal.

Após 16 anos de ausência, a Enotécnica, principal evento profissional dedicado à Viticultura e Enologia, retorna à Exponor nos dias 7 e 8 de fevereiro. Este ano promete trazer inovações significativas que visam fortalecer a competitividade e resiliência do setor vitivinícola português.

O consórcio Vine&Wine, liderado pela Granvinhos e apoiado em 41 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência, destaca-se por apresentar diversas inovações sustentáveis. Entre elas, os robôs especializados em tarefas de fertilização; plataformas digitais de gestão operacional; desenvolvimento de vinhos de baixo teor alcoólico; sistemas híbridos de energia e herbicidas ecológicos.

João Lacão, coordenador do Vine&Wine Portugal, destaca a sinergia entre a inovação sustentável e os objetivos da Enotécnica. O consórcio, composto por 44 entidades, entre empresas, universidades e associações, está empenhado em impulsionar o crescimento sustentável através da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial, apoiada em 41 milhões de euros pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus).

“Existe uma sinergia óbvia entre os objetivos da Enotécnica e os resultados a alcançar com o desenvolvimento dos 30 PPSs (Produtos, Processos e Serviços) inovadores da Agenda, perspetivando-se uma extraordinária contribuição para a transição digital, ambiental e energética, para a geração de atividades de maior valor acrescentado e intensivas em conhecimento, geradoras de competitividade, de notoriedade e de diversificação do vinho português nos mercados internacionais”, salienta João Lacão.

Na foto: Cartaz do Evento

Além da exposição, a Enotécnica apresenta o programa “Jornadas Técnicas”, proporcionando uma troca de conhecimentos essencial para o setor. O consórcio Vine&Wine coordenará quatro workshops sobre tópicos fundamentais, incluindo alterações climáticas, digitalização do setor, reutilização da água e gestão da biodiversidade.

Com cerca de 50 empresas expositoras nos setores de viticultura, vinificação/enologia, embalamento, consultoria e design, armazenamento e transporte, a Enotécnica oferece uma plataforma abrangente para explorar as últimas tendências e inovações na indústria vinícola.

Os bilhetes são gratuitos se reservados online até ao dia 6 de janeiro (com o código #enotecnica). A partir dessa data custam 5 euros, se adquiridos online ou 10 euros nas bilheteiras da Exponor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three − two =