Escoita: A app para invisuais acompanharem eventos desportivos

Foto de website da Escoita

A aplicação Escoita permite que utilizadores invisuais possam acompanhar eventos desportivos presencialmente através da audiodescrição em tempo real.

A ARMIS Digital Sport, dedicada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e produtos para a área do desporto, criou a Escoita, uma aplicação móvel que une a acessibilidade à tecnologia. Esta solução permite que pessoas invisuais, ou com défice visual, possam acompanhar qualquer evento desportivo de uma forma mais imersiva e adaptada às suas necessidades, em tempo real.

Através da narração e da audiodescrição dos eventos em tempo real, a solução possibilita uma melhor experiência no estádio ou no local onde o evento tem lugar, podendo ser aplicada a diferentes modalidades desportivas.

Para que os fãs de desporto possam ter acesso aos conteúdos, precisam apenas de instalar a aplicação móvel da Escoita, disponível para qualquer smartphone. Depois, no recinto desportivo, é apenas necessário acederem ao áudio que está a ser transmitido na app, acompanhando em tempo real todos os pormenores do evento. Desta forma, a solução pretende ainda sensibilizar para a importância da acessibilidade do conteúdo desportivo para todos.

Para desenvolver a Escoita, a ARMIS Digital Sport contou com a idealização de Jesus Suarez Lopez, profissional com décadas de experiência na área tecnológica e aficionado por desporto, que ao longo da sua vida perdeu a visão, mas que perante este desafio quis procurar uma solução para a sociedade.

Nesse sentido, a Escoita foi criada com base nas dificuldades relatadas pelos espectadores invisuais, pretendendo no futuro continuar a potenciar a cada vez maior igualdade e inclusão no desporto, através da resposta a necessidades específicas de outras pessoas.

“Tendo em conta que a cegueira afeta 39 milhões de pessoas em todo mundo, ao unir acessibilidade com a tecnologia, asseguramos que adeptos de todo o mundo possam ter a experiência de sentir verdadeiramente um jogo ou uma competição da sua equipa favorita, com uma audiodescrição detalhada e precisa, em tempo real”, explica Jesus Suarez Lopez.

A solução está disponível para todas as entidades desportivas que a queiram implementar, e que podem aceder à informação detalhada sobre as condições para o fazerem no site da solução. A Escoita é um dos muitos produtos do ARMIS Group, composto por cinco empresas com soluções tecnológicas diferenciadas.

Localizado no Porto, Lisboa, São Paulo e Utrecht, o grupo é ainda um dos associados da Porto Tech Hub, entidade que promove e desenvolve a cidade como centro tecnológico global, e que reúne já mais de 30 empresas nacionais e internacionais localizadas na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six + 11 =