Eurekathon 2021 procura soluções para cidades sustentáveis

Foto de Adam Nowakowski no Unsplash

A Eurekathon é uma iniciativa que reúne profissionais e estudantes de Data Science e Business Analytics com o objetivo de promover a utilização de fontes de dados para encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. As inscrições estão abertas até 3 de novembro e a competição decorre em formato digital entre os dias 12 e 14 de novembro com uma final, em formato presencial, no dia 20 de novembro.

A LTPLabs, a Porto Business School e a NOS estão a promover a terceira edição da Eurekathon – uma maratona de geração de ideias, que desafia estudantes e profissionais das áreas de Engenharia e Ciências, Business Analytics e Data Science a encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O tema da edição deste ano da Eurekathon é “Challenging Data for Sustainable Cities” e conta com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA. No evento, os participantes deverão fazer uma minuciosa análise dos dados disponíveis para, depois, apresentarem soluções de otimização dos espaços urbanos, de modo a promover cidades mais inteligentes e mais sustentáveis. O objetivo é que os projetos apresentados contribuam diretamente para o desenvolvimento da sociedade, e permitam reforçar competências críticas nos novos paradigmas da digitalização e inteligência artificial.

Segundo a ONU, hoje, cerca de 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que aumente para 75% até 2050. As cidades são o palco de transformação, onde a mobilidade, a eficiência na gestão de recursos, a acessibilidade e a representatividade constituem desafios acrescidos, mas são também motores de desenvolvimento. A procura por soluções inovadoras que possam dar resposta às problemáticas urbanas é a meta para a Eurekathon.

As inscrições estão abertas até dia 3 de novembro, através do site da Eurekathon e a competição vai decorrer virtualmente entre os dias 12 e 14 novembro. No dia 20 de novembro, os finalistas terão oportunidade de apresentar os seus projetos, que serão sujeitos à avaliação de um júri.

Ao longo da competição, todas as equipas vão contar com o acompanhamento de mentores destacados e terão acesso a uma diversidade de dados de comportamento humano, de fontes privadas e públicas, para criar análises, modelos e ferramentas, com vista à resolução do desafio.

De recordar que as edições anteriores da Eurekathon contaram com a participação de mais de 300 talentos, entre estudantes das áreas de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science e profissionais de grandes empresas das áreas tecnológicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + nine =