Fundação Gulbenkian procura soluções tecnológicas para apoiar população idosa

Imagem de Rupert B. do Pixabay

Pode a tecnologia ajudar os idosos? A Fundação Calouste Gulbenkian lança hackathon destinado a encontrar soluções para a melhorar a qualidade de vida da população sénior.

A iniciativa Hack For Good é uma maratona de programação organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian que regressa, desta vez, em modo totalmente remoto e através da plataforma de inovação aberta TAIKAI.

A Hack for Good @ Home procura programadores, engenheiros, designers e estudantes para desenvolverem soluções inovadoras para resolver problemas ligados ao envelhecimento da população e tem dois prémios de 2.000 euros para os melhores projetos. As inscrições estão abertas até ao dia 2 de novembro.

Para responder a este desafio, os participantes poderão organizar-se em equipas de três a cinco elementos, identificar a área para a qual querem apresentar a sua solução – autonomia, conhecimento, comunicação e relações sociais, mobilidade individual, meios de transporte ou acesso a cuidados de saúde – e começar a maratona de três fases.

Na fase de ideação, as equipas poderão programar as suas soluções, com o apoio de mais de 20 mentores especializados na área do envelhecimento, que as poderão ajudar a direcionar o seu trabalho e a desenvolver soluções que contribuam efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.

Numa segunda fase, oito equipas pré-selecionadas terão oportunidade de, com base no feedback fornecido pelo júri, aperfeiçoar as suas soluções. As duas soluções mais inovadoras, que melhor respondam ao problema identificado, e que possuam um protótipo funcional e adequado às necessidades do mercado, serão conhecidas a 3 de dezembro e serão premiadas com 2.000 euros, que poderão utilizar para alavancar a sua solução.

Esta é a primeira vez que o Hack for Good decorre online, através da plataforma TAIKAI, dando oportunidade a um maior número de pessoas de participar e colocar o seu talento ao serviço do desenvolvimento sustentável, aumentando assim o potencial de impacto da iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 + 19 =