Futuro dos pagamentos: Empresas adotam pagamentos digitais

Imagem de Freepik

A Finaro, banco e especialista em soluções globais de pagamento, antecipa algumas das principais tendências na área dos pagamentos. Os hábitos dos consumidores mudaram significativamente com a pandemia, adotando os pagamentos digitais.

Esta tendência está a levar as empresas a rever as formas de pagamento, oferecendo soluções de pagamento simplificadas. A Finaro está convencida de que esta revolução vai incidir particularmente no setor do retalho, que deverá tornar mais fácil a vida dos consumidores.

Soluções como “caixas de supermercado invisíveis” – que permitem aos consumidores comprar sem passar pela caixa, tocando apenas com o cartão bancário, telemóvel ou smart watch num leitor de pagamentos – vão tornar-se cada vez mais populares.

Métodos de Pagamento Automatizados (APMs, na sua sigla em inglês) e de Métodos de Pagamento Locais (LPMs) são cada vez mais comuns. Este tipo de pagamento não utiliza dinheiro ou um cartão de pagamento, de crédito ou débito, emitido por um dos principais esquemas de cartões internacionais. Em alternativa oferecem o recurso a e-wallets, transferências bancárias e pagamentos mobile – para satisfazer as exigências do mercado. É expectável que esta tendência se mantenha, à medida que a tecnologia evolui e mais consumidores se sentem confortáveis a utilizar métodos de pagamento digitais.

Também nos transportes públicos a tendência será para a unificação dos pagamentos. Em vez dos sistemas de pagamento baseados em bilhetes em papel e cartões recarregáveis a indústria deverá simplificar e unificar todos os processos numa solução open-loop de ponta a ponta, que verifica o pagamento, classifica as viagens e elimina fricções, apresentando o melhor preço no final de cada dia.

Com elas, não apenas será mais fácil gerir o total de vendas realizadas através de diferentes canais de forma centralizada, mas a oferta também se irá adaptar melhor às últimas tendências de pagamento dos utilizadores. Para além disso, as empresas vão poder aceder, em tempo real, a informação sobre todas as operações que realizam, para serem capazes de tomar melhores decisões estratégicas.

Imagem de pvproductions no Freepik

Ameaça crescente: fraude e violações de dados no setor dos pagamentos

O mundo dos pagamentos tem assistido a um aumento acentuado de fraudes e violações de dados, uma grande ameaça para os consumidores e para as empresas. À medida que as transações digitais continuam a crescer, o mesmo acontece com as oportunidades para agentes maliciosos tirarem partido das vulnerabilidades do sistema.

Desde esquemas de phishing a skimming de cartões, o risco de fraude nas gateways de pagamento é uma preocupação constante para todos os envolvidos. É, portanto, crucial que todos – tanto os indivíduos como as organizações – se mantenham informados e proativos na proteção dos seus ativos e informações financeiras.

Independentemente da sua área de operação, as empresas têm de tomar decisões sobre as soluções de pagamento mais adequadas, mas também de dar resposta à crescente procura por soluções sustentáveis.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e as alterações climáticas – e isso reflete-se também no seu comportamento quanto aos pagamentos. Este ano, prevê-se um aumento dos benefícios e recompensas para os consumidores que fazem pagamentos na esfera sustentável, assim como das ferramentas capazes de os ajudar a visualizar o impacto ambiental do seu consumo. Desta forma, o setor financeiro ficará mais próximo do cliente numa das questões que tem vindo a ganhar mais relevância nas esferas empresarial e social.

Em suma, em 2023, tanto os bancos e fintech como as empresas vão procurar formas de se aproximarem das gerações mais jovens. Mais consumidores vão abraçar as wallets digitais e estarão também mais recetivos a propostas de pagamento rápidas e simplificadas. Assim, as empresas devem começar a olhar para os pagamentos como uma oportunidade para maximizar a escolha do utilizador e criar experiências mais agradáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 3 =