ImpactOn vence programa de aceleração da Casa do Impacto

Foto: Video conferencia Rise for Impact

A startup ImpactOn, que ajuda a escalar e replicar negócios de impacto social e ambiental em todo o mundo, foi a vencedora da primeira edição do RISE for Impact, o programa de aceleração da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A marca de sapatilhas feitas de plástico recolhido nos oceanos, Skizo, e o projeto para jovens e crianças que promove a inclusão social através da música, Acorde Maior, garantiram o segundo e terceiro lugar respetivamente.

A startup ImpactOn analisa e seleciona iniciativas de impacto já existentes e ajuda a convertê-las em projetos adaptáveis e acessíveis para serem implementados num outro contexto local. Presente em cinco regiões do mundo, a ImpactOn alcançou já a média de 1 adoção de modelo de negócio por dia e recentemente lançou o “Apart but United”, um projeto que visa partilhar as iniciativas existentes para combater as consequências sociais geradas pela pandemia do COVID-19, de forma a que possam ser utilizadas e replicadas em qualquer parte do mundo, durante e pós-pandemia.

Para Meg Pagani, fundadora, já nomeada pela Forbes para o “30 under 30 – Social Entrepreneurs”, o programa de aceleração “foi uma família e comunidade onde me senti em casa. Aprendi a falar português e o verdadeiro sentido de união e partilha. Falando do projeto, ajudou-nos rever o modelo e a identificar novas oportunidades de negócio, essencial para tornar a ImpactOn no que é hoje.”

Os prémios do RISE seriam três mil euros para o vencedor, dois mil euros para o segundo lugar e mil euros para o terceiro classificado, mas a pedido dos três finalistas o bolo total de seis mil euros foi repartido de forma igual pelos três projetos, para ajudar ao desenvolvimento e implementação das suas soluções. Os três projetos têm ainda incubação gratuita no hub durante seis meses.

Em segundo lugar ficou a Skizo que transforma plástico recolhido dos oceanos em sapatilhas personalizadas e fabricadas em Portugal com as melhores técnicas e materiais disponíveis. Em terceiro, o Acorde Maior, uma escola de música em horário extracurricular com foco no ensino e divulgação da cultura e música urbana e contemporânea onde se promove a diversidade e inclusão.

A final da primeira edição do RISE for Impact decorreu numa sessão online através da página da Casa do Impacto no Facebook, em resultado das normas de contingência para travar a pandemia do Covid-19.

Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto explica que “optamos por realizar já a final do RISE, num formato online por forma a mantermos a nossa comunidade ativa, com o mesmo género de iniciativas que costumamos ter no Convento São Pedro de Alcântara. Estas últimas semanas temos sentido a comunidade da Casa do Impacto muito presente, a desenvolver eventos e iniciativas com tremendo impacto nos dias que vivemos.”

“Para a Santa Casa da Misericórdia e equipa da Casa do Impacto, é um privilégio trabalhar com, e para, estes empreendedores que ainda hoje nos mostraram que de facto, este ecossistema do empreendedorismo de impacto é especial e move-se por motivações diferentes, quando num período em que todos passam por grandes desafios para manter as organizações financeiramente saudáveis nos pedem, para independentemente do vencedor, repartir o total pelos três finalistas.”, conclui.

O programa RISE for Impact consiste em três fases: aceleração, capacitação e incubação. Com início em junho de 2019, a primeira edição selecionou setenta projetos e ideias que participaram num bootcamp de quatro semanas. No final, dez projetos foram selecionados para a fase de capacitação, com a duração de dois meses, que culminou numa sessão de júri, em novembro do ano passado. Aqui ficaram apurados os três finalistas do programa – Acorde Maior, ImpactOn e Skizo -, com direito a um prémio de passagem de 1.500 euros, incubação até fevereiro de 2020, acesso a espaço de trabalho, mentoria customizada e uma bolsa mensal de €691,70 durante as fases de capacitação e incubação, para que cada um dos empreendedores se pudesse dedicar a tempo inteiro ao projeto.

RISE for Impact é destinado a projetos que promovam inovação na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A próxima edição vai acontecer nos mesmos períodos de 2020/21, com candidaturas já disponíveis, no site da Casa do Impacto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

thirteen − 4 =