Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto lança plataforma digital

Foto de Günter Hoffmann no Unsplash

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a NOVA Information Management School (NOVA IMS) lançaram uma plataforma digital dedicada à divulgação da região demarcada do Douro.  

A Plataforma Digital do Conhecimento da Região Demarcada do Douro pretende proporcionar um acesso fácil aos dados mais recentes e tendências de evolução do setor vitivinícola, permitindo aos intervenientes na cadeia de valor a partilha de informação e conhecimento desde a uva ao copo, passando por dados da região, colheita, trânsito de uva produção, produção, certificação e mercados.

A plataforma desenvolvida pelo NOVA Cidade Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, agrega informação que atualmente estava dispersa por várias entidades e em formatos não integráveis e muitas vezes de difícil acesso. Com o projeto, o IVDP pretende apostar na criação de um sistema de informação territorial interoperável e de dados abertos que permita a integração e consulta pelos diversos utilizadores constituindo-se como um auxílio importante no apoio à tomada de decisão de pessoas e entidades ligadas ao setor vitivinícola.

“O IVDP é a estrutura-chave no acompanhamento do circuito da uva, nomeadamente por ser a entidade pública mais próxima dos viticultores, o que tem reflexo no planeamento das campanhas vitivinícolas, por exemplo”, sublinha Gilberto Igrejas, Presidente do IVDP.

“É muito importante que os vinicultores planifiquem as suas campanhas, mas também é muito importante que olhem para diferentes etapas do circuito da uva ao copo, como é que elas se podem articular de uma forma virtuosa para conseguirmos explorar o potencial da transformação digital e construir novas abordagens”, acrescenta Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade. 

A plataforma é lançada no âmbito da celebração dos 20 anos do reconhecimento da região como património da humanidade e no contexto do projeto “IVDP+ Compromisso para a Excelência”, financiado pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, visando a capacitação e alinhamento tecnológico, para uma resposta mais adequada às necessidades do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − four =