Investimento em Business Analytics & IA pode ultrapassar os 500 milhões de euros

Estudo revela 10 previsões para a área de Inteligência Artificial e automação nos próximos quatro anos

Foto de Macrovector em Freepik

A International Data Corporation (IDC) divulgou recentemente estimativas que indicam que o investimento em soluções de Business Analytics e Inteligência Artificial (IA) ultrapassou os 300 milhões de euros em Portugal no ano de 2022. Além disso, a IDC prevê que esse mercado apresentará um crescimento anual médio de 18%, atingindo mais de 500 milhões de euros até 2025.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, destaca que a convergência entre Business Analytics e Inteligência Artificial impulsiona a transformação dos negócios, permitindo que as organizações tomem decisões estratégicas baseadas em insights precisos. “Esta combinação de tecnologias abre portas para a inovação, eficiência operacional e vantagem competitiva, capacitando as empresas a explorarem novos horizontes num mundo cada vez mais orientado por dados”. A IDC prevê um crescimento relevante neste segmento nos próximos anos, tanto em Portugal quanto a nível mundial.

De acordo com o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Artificial Intelligence and Automation 2023 Predictions, Versão 2”, que analisa as tendências em software, hardware e serviços de IA em diversas indústrias, estima-se que as empresas tenham investido 118 mil milhões de dólares em soluções de IA em 2022.

Entre 2021 e 2026, espera-se um aumento nos gastos nesse mercado, atingindo a marca de 301 mil milhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,5%. Esse valor é quatro vezes maior do que a taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,3% nos gastos globais com TI durante o mesmo período.

Além disso, prevê-se que o mercado de Automação Inteligente de processos (IPA) alcance 49 mil milhões de dólares em 2026, representando um aumento de 19,4% no CAGR mencionado.

Foto de vectorjuice no Freepik

As 10 previsões para o mercado de IA e Automação nos próximos cinco anos

No evento do IDC Portugal: “IDC Future of Intelligence”, realizado recentemente no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi apresentado o estudo “IDC’s Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Systems Spending Guide”, que revela as 10 previsões para a área de IA e Automação até 2027. O estudo descreve também os principais fatores que afetam os decisores responsáveis por esses investimentos e pelo uso efetivo das soluções associadas.

1 – A escassez de talento levará 35% das organizações de TI a investirem em competências de IA até 2023, tanto para executar operações de TI automatizadas como para apoiar os utilizadores finais empresariais que adotam soluções de IA e Automação.

2 – Até 2026, as funcionalidades orientadas para a IA serão integradas em todas as categorias de tecnologia empresarial, e serão utilizadas ativamente por 60% das organizações para obter melhores resultados sem depender de talentos técnicos em IA.

3 – À medida que os modelos de IA se tornam estratégicos, os responsáveis estarão mais atentos aos riscos e à governança desses modelos. Até 2025, 60% dos CFOs das empresas listadas no G2000 pretendem incorporar os riscos de IA como parte dos seus programas de gestão de riscos empresariais.

4 – Até 2024, a maioria das organizações utilizará ferramentas de desenvolvimento sem código em pelo menos 30% das suas iniciativas de IA e Automação, contribuindo para a escala da transformação digital (DX) e democratizando a IA.

Foto de Freepik

5 – Até 2026, os modelos de linguagem com uma grande quantidade de parâmetros, que servem como base para a construção de outros modelos ou aplicações de IA, tornar-se-ão um padrão da indústria e serão desenvolvidos apenas pelos maiores fornecedores.

6 – Até 2026, 40% dos modelos de IA incorporarão múltiplas modalidades de dados para aprimorar a aprendizagem e preencher as deficiências atuais do conhecimento quotidiano nas soluções de IA de modalidade única.

7 – Impulsionadas pelos avanços em IA/aprendizagem de máquina, 25% das empresas listadas no G2000 desenvolverão aplicações com inteligência artificial até 2027. Essa tendência tem o potencial de causar uma disrupção nos papéis tradicionais de programadores de software.

8 – Para acelerar o desenvolvimento da automação e maximizar os benefícios, até 2025, 50% das organizações adotarão estratégias inteligentes de execução de negócios, acelerando todos os aspetos do ciclo de vida da automação com IA.

9 – Até 2026, 75% das grandes empresas contarão com processos baseados em IA para aprimorar a eficiência de ativos, simplificar as cadeias de suprimentos e melhorar a qualidade dos produtos em ambientes diversos e distribuídos.

10 – Em resposta às preocupações com a sustentabilidade e à incerteza económica, até 2024, 40% das empresas listadas no G2000 adotarão ferramentas para quantificar, prever e otimizar o custo-benefício do ciclo de vida de suas soluções de IA.

Foto de pch.vector no Freepik

Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de pesquisa de mercado mundial de Inteligência Artificial e Automação e serviços de consultoria da IDC, afirma que “os investimentos em IA e Automação estão na vanguarda da transformação digital das empresas e são vistos como um “deflator digital” que pode contrabalançar o impacto da inflação e preparar as empresas para o futuro.”

Com base nas previsões da IDC, é evidente que o investimento em Business Analytics e IA está em ascensão em Portugal e em todo o mundo. Estas tecnologias têm o potencial de impulsionar a inovação, aumentar a eficiência operacional e oferecer vantagens competitivas às empresas que as adotarem. É fundamental que as organizações estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a IA e a Automação proporcionam.

A tendência é clara: a IA e a Automação desempenharão um papel cada vez mais importante nos negócios e na sociedade nos próximos anos. Aqueles que estiverem dispostos a abraçar essas tecnologias e aproveitar seu potencial certamente estarão à frente no jogo da transformação digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × five =