Investors Portugal destaca empreendedorismo nacional

Na foto: Michael Pinto, cofundador e CEO da Cleanwatts, recebendo o prémio

A Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal, reconheceu a Cleanwatts, a Armilar Venture Partners e o Mustard Seed MAZE pela excelência empreendedora no cenário nacional. Os prémios foram atribuídos durante a 2ª edição do evento anual Investors Portugal Dinner, o encontro, que reuniu diversas entidades do setor, para discutir o panorama do ecossistema empreendedor português e reconhecer os principais atores dessa indústria.

Cleanwatts, uma empresa especializada em software de gestão de energia e comunidades de energia renovável, foi distinguida com o prémio de Investment of the Year 2022. A que empresa obteve uma rodada de investimento no valor de 25 milhões de euros liderada pela Verdane, um investidor europeu especializado em empresas tecnológicas focadas na economia sustentável. José Basílio Simões foi o primeiro investidor early stage a apostar na startup, por meio de um veículo de investimento voltado para a área de Energia e Sustentabilidade.

“É uma honra receber este prémio. Tem sido um percurso muito emocionante desde que instalámos a primeira comunidade de energia renovável em Mirando do Douro em agosto de 2021. Agora somamos 205 localizações em território nacional e replicámos o modelo de transição energética em Itália, Espanha e partes dos Estados Unidos. Não podia estar mais feliz”, afirmou Michael Pinto, cofundador e CEO da Cleanwatts.

Com mais de 20 anos de história, a Armilar Venture Partners também foi premiada como Early Stage Investor of the Year 2022. Durante o último ano, a empresa investiu 18,2 milhões de euros em 42 projetos, entre novos investimentos em startups e reforço em empresas de seu portfólio. Essa sociedade de capital de risco em early stage já apoiou mais de 70 empresas desde o início do milénio.

“Tem sido um privilégio fazer parte deste ecossistema. Ajudar estas empresas tecnológicas com modelos inovadores, que são líderes nos seus nichos de mercado em todo o mundo, a crescer a 30%, 40%, ou 50% ao ano, é a melhor maneira que eu conheço de ajudar o desenvolvimento económico, a criação de riqueza e de postos de trabalhos de qualidade”, declarou Joaquim Sérvulo Rodrigues, fundador e partner da Armilar Venture Partners.

Pela primeira vez, uma distinção foi concedida com base nos critérios ESG (Environmental, Social and Governance). Mustard Seed MAZE recebeu o prémio em reconhecimento aos investimentos realizados em empreendimentos “lock-step”, nos quais há uma dinâmica de reforço mútuo entre lucro e impacto, enquanto se enfrentam desafios sociais e ambientais.

António Miguel, fundador e sócio da Mustard Seed MAZE, disse que “A MAZE foi criada há mais de 10 anos com uma única missão: provar que investir em impacto social e ambiental é a maior oportunidade de mercado da nossa era. Vamos continuar a fazê-lo nos próximos 10. E é uma honra receber este prémio”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 + thirteen =