Iscte lança plataforma de navegação indoor

Foto de Lagos Techie em Unsplash

A Buzzstreets, em conjunto com o Iscte, irá conceber e implementar uma plataforma de navegação indoor para toda a comunidade académica e visitantes do seu campus. Trata-se de uma plataforma pioneira nas universidades em Portugal, que irá dotar o Iscte de uma infraestrutura que permitirá a toda a comunidade uma melhor navegação pelos diversos edifícios e espaços do campus.

A Buzzstreets é uma startup tecnológica portuguesa que pretende resolver os desafios da navegação no interior dos edifícios, agora, em conjunto com o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa vai implementar a sua plataforma de navegação no conjunto de edifícios desta universidade de Lisboa.

A plataforma é pioneira nas universidades em Portugal, sendo desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso, navegação e utilização do campus, e permitindo também que os estudantes, sob a orientação e supervisão dos professores, criem diversos tipos de aplicações móveis que no futuro irão ajudar no dia-a-dia do Instituto e da comunidade académica.

Entre os serviços que poderão ser disponibilizados, além da navegação dentro do Instituto, também será criada uma app para gestão e marcação de salas de aulas, de estudo ou de reunião, entre outras opções.

“A generalidade dos campus universitários não são conhecidos por serem áreas de fácil navegação, dada a variedade de espaços, serviços e atividades que decorrem a qualquer momento nestes ambientes. O Iscte não é uma exceção e, portanto, com esta parceria com a Buzzstreets pretendemos dotar o nosso campus de uma infraestrutura que permita a toda a nossa comunidade uma melhor navegação pelos diversos edifícios e espaços do campus Iscte”, diz António Luís Lopes, Coordenador do Gabinete de Desenvolvimento de Sistemas de Informação do Iscte.

“O objetivo principal deste projeto é integrar a futura app móvel da instituição com a infraestrutura de beacons instalada pela Buzzstreets para permitir a cada pessoa conseguir não só localizar-se no campus como também navegar até a um ponto de destino desejado em tempo real”, salienta.

A plataforma da BuzzStreets usa uma tecnologia de navegação que guia os utilizadores para o local exato a que se pretendem dirigir. A partir dos dados em tempo real é possível melhorar o percurso do utilizador, tornando-o mais claro e eficiente.

“Trata-se de um projeto em que a tecnologia passa a ser um ‘case study’ e que pode ser utilizada pelos estudantes nos seus próprios projetos”, explica Mariana Rosca, Business Director da BuzzStreets. A responsável da empresa tecnológica salienta ainda que a experiência no campus do Iscte vai demonstrar que “é uma tecnologia que pode fazer a diferença”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − 8 =